Close Menu

Busque por Palavra Chave

Investimentos Criciúma

Arquiteta apresentará projeto de preservação de espaços históricos de Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
11/09/2017 16:13 - Atualizado em 11/09/2017 16:14
Xaxim já perdeu várias obras históricas, como o Colégio Imaculado Coração de Maria, destruído em 2014 (Foto: Acervo Luiz Pensin) Xaxim já perdeu várias obras históricas, como o Colégio Imaculado Coração de Maria, destruído em 2014 (Foto: Acervo Luiz Pensin)

Preservar e conservar os espaços históricos de Xaxim. Esse será o assunto da apresentação para a comunidade xaxinense da arquiteta e urbanista formada pela Universidade Federal de Pelotas, Cynthia Zeni Refosco, com data ainda a ser definida pela Câmara de Vereadores.

O vereador Gildomar Michelon (PMDB) usou o espaço da tribuna para formalizar o requerimento durante a reunião na semana passada. Segundo ele, “o estudo da xaxinense é bem interessante e chega em um bom momento ao município, tendo em vista que Xaxim já perdeu diversos espaços históricos”.

Michelon aborda que preservando esses espaços será possível manter a história da nossa cidade e a restauração dos mesmos, que podem ser usados no sentido educacional e também cultural. O vereador sugere para que o Poder Executivo pense em um futuro próximo para a criação de um órgão especifico para este fim. “Todos nós somos sujeitos de uma sociedade, construímos a história da sociedade, precisamos preservar para deixar um legado para as futuras gerações”.

O presidente do Poder Legislativo Xaxinense, Agenor Junior Maier, salientou que o município perdeu muitas coisas importantes da história, no entanto, ainda há muito a preservar.

Membro da Comissão de Educação, Gildomar Michelon e Inácio Luiz Bracht, da Comissão de Turismo, são responsáveis pela organização do evento para apresentação dos estudos. A data do encontro deverá ser anunciada em breve.


Outras Notícias
Alesc - Julho
Investimentos Criciúma
Fiesc Setembro
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro