Close Menu

Busque por Palavra Chave

ESPECIAL DIA DO LIVRO

Escritora xanxerense já publicou nove obras de romance

Por: LÊ NOTÍCIAS
23/04/2023 11:10 - Atualizado em 23/04/2023 11:12
Arquivo Pessoal Sabrina Lucas enfatiza a importância que a leitura teve em sua trajetória como romancista Sabrina Lucas enfatiza a importância que a leitura teve em sua trajetória como romancista

Por Vitória Schettini

Há milhares de anos, desde que foi inventada a escrita cuneiforme, na Antiga Mesopotâmia, a leitura se tornou um instrumento importante aos seres humanos, seja na vida cotidiana ou profissional. A leitura é tão importante atualmente que até há uma data dedicada somente aos livros: o Dia do Livro, lembrado em 23 de abril. Para lembrar a data, o Lê NOTÍCIAS entrevista a escritora xanxerense Sabrina Lucas, que escreve histórias de romance.

TRAJETÓRIA

Nascida em Xanxerê, no Oeste catarinense, Sabrina relata que adotou Chapecó como lar ainda criança, aos sete anos. “Eu sempre gostei de escrever, desde muito jovem. Desde a escola, eu gostava de escrever poemas e amava ler histórias infantis. Já na adolescência, eu passei a gostar de romances. Sempre fui uma romântica incurável. Foi assim que surgiu minha paixão pela escrita. Atualmente, por gostar tanto dos romances, escolhi esse gênero literário para escrever minhas obras”, ressalta ao .

Escrevendo no gênero romance adulto desde 2014, Sabrina criou nove livros de romance, dos quais oito estão publicados na plataforma virtual Amazon Kindle. Os títulos são “A História de Nós Dois”, que foi seu primeiro romance e publicado apenas de forma física, “Quebrantado Coração”, “Amargurado Coração”, “Aprisionado Coração”, “Magoado Coração”, “Ilícito”, “Ilegal”, “O Protetor”, “Alejandro”, “Sr. Anônimo” e “Um Ceo Em Meu Passado”.

PROCESSO CRIATIVO

A criação de um livro pode ser complexa e detalhada. Segundo a xanxerense, o processo criativo do rascunho à versão final de uma história pode durar assim como um mês, como vários anos. “O tempo pode depender muito de um livro para o outro e de um escritor para o outro. Gosto de pensar sobre os nomes dos personagens e, depois, construir sua personalidade. A partir disso, deixo a história fluir e os personagens guiarem todo o resto do processo”, explica.

BIBLIÓFILA

Para a romancista, que afirma ser apaixonada pelos livros, as vantagens de se ler um livro podem ser muitas. “A leitura nos permite viajar sem sair do lugar. Nesse mundo caótico em que vivemos, feliz daquele que consegue sonhar por meio das páginas de um livro. Além disso, em geral, podemos adquirir um conhecimento infinito, melhorar o vocabulário, melhorar a concentração e a capacidade de foco, entre muitos outros benefícios”, enfatiza.

Conciliando a escrita com outras atividades, a romancista ainda pretende viver somente dos livros. “Digamos que escrever seja uma terapia para mim. Então, nos momentos de folga meu lazer é escrever. Atualmente, estou me preparando para dar um passo importante, que é viver da escrita no futuro, sendo meu principal objetivo atualmente”, expõe.

Aos que desejam ler mais todos os dias ou talvez escrever um livro, a xanxerense deixa uma mensagem de incentivo. “Eu diria que ler também é terapia, que pode nos ajudar de muitas formas. Já para quem sonha em escrever, basta acreditar e não desistir dos seus sonhos”, finaliza.

DIA DO LIVRO

A data lembrada para os livros é 23 de abril, em razão da escolha da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), durante a XXVIII Conferência Geral, que aconteceu em 1995.

A data celebra e incentiva a leitura, também prestando homenagens a escritores pelo mundo, assim como gerando uma reflexão acerca dos seus direitos autorais. Além disso, a data é, coincidentemente, marcada pela morte de três célebres e ilustres autores: Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, em 1616.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro