Close Menu

Busque por Palavra Chave

Prefeitos e secretários da Granfpolis debatem segurança na comunidade escolar

Por: LÊ NOTÍCIAS
24/04/2023 09:45 - Atualizado em 24/04/2023 09:46
Prefeitura de São José Investimentos em prevenção, envolvendo pais e comunidade escolar, norteiam debate na região Investimentos em prevenção, envolvendo pais e comunidade escolar, norteiam debate na região

Investir em prevenção na comunidade escolar e entorno das unidades escolares e na criação de espaço permanente para aperfeiçoar protocolos de segurança foram as principais conclusões da reunião da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), entidade que reúne 22 municípios, na quarta-feira (19). Prefeitos e secretários municipais de Educação e de Segurança debaterem a necessidade de consultar o Tribunal de Contas do Estado (TCE) quanto aos investimentos emergenciais feitos em segurança.

O presidente da Grandfpolis, o prefeito de Paulo Lopes, Nadir Rodrigues, informou que será elaborada uma nota técnica que será encaminhada a todos os municípios com as principais deliberações da reunião. “O momento requer que mais uma vez estejamos unidos para garantirmos em nossos municípios ambientes escolares saudáveis e acolhedores, com prevenção, integração e com estímulo a cultura de paz”, ressaltou. Rodrigues defendeu que os municípios da região tenham decisões uniformes e de consenso.

Na reunião, ficou claro que os prefeitos deverão solicitar apoio dos governos federal e estadual para as medidas de ampliação de segurança nas escolas, como contratação de seguranças e equipamentos. Foi sugerido que deputados federais apoiem por meio de legislações e ações junto a órgãos federais para atender as demandas no setor, além de ser reforçado o pedido para que os pais colaborem vistoriando as mochilas e as redes sociais dos alunos.

O diretor da Defesa Civil de São João Batista, kleber de Moura, apresentou uma cartilha elaborada no município com sugestões a pais, professores e alunos sobre a segurança. A cartilha foi disponibilizada aos demais municípios para que possam utilizar como modelo. O secretário de Segurança Pública de Florianópolis, Coronel Araújo Gomes, avaliou a reunião como produtiva e destacou dois pontos definidos.

“O primeiro é de que houve uma convergência no entendimento dos prefeitos e dos técnicos presentes de que é necessário investir muito em prevenção, começando pelo próprio ambiente escolar, no entorno, envolvendo a comunidade e em segundo lugar a percepção de que é preciso criar um espaço permanente de discussão e de aperfeiçoamento de protocolos, para que a gente possa desta maneira identificar e colocar em prática ações que efetivamente protejam as nossas crianças”, detalhou.

Ele sugeriu que numa próxima reunião da entidade seja discutido a criação de um gabinete de gestão integrada, envolvendo todas as prefeituras na questão da segurança nos municípios. Em seu pronunciamento, o Coronel defendeu que os municípios devam agir em três linhas de ações: prevenção, contenção (adotando medidas estruturais que retardam possíveis de ações de violência) e proteção (investimento em treinamentos). De São José, participaram da reunião, a secretária de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Andrea Grando, a comandante da Guarda Municipal de São José, Ane Warmling, a diretora administrativa-financeira da Secretaria de Educação, Loucissie Santana e a assessora de gabinete da Secretaria de Educação, Letícia Martins.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro