Lê Notícias - Política - Lei sobre guardas armados nas escolas estaduais já está em vigor
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae

Lei sobre guardas armados nas escolas estaduais já está em vigor

Agência AL Lei permite que o governo chame policiais da reserva, que integram o Ctisp, para atuarem na guarda das escolas estaduais Lei permite que o governo chame policiais da reserva, que integram o Ctisp, para atuarem na guarda das escolas estaduais

Foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), na noite desta segunda-feira (24), a Lei Complementar 826/2023, que institui o Programa Escola Mais Segura em Santa Catarina, com o objetivo principal de convocar policiais da reserva para atuar como guardas armados nas escolas estaduais. A matéria, elaborada e aprovada em tempo recorde pelos deputados estaduais na semana passada, foi transformada em lei pelo governador Jorginho Mello (PL) na última quinta-feira (20).

A lei é fruto de uma mobilização da Assembleia Legislativa e do Poder Executivo visando prevenir e combater casos de violência nas escolas, com o ocorrido em Blumenau no dia 5 de abril. A publicação possibilita que o Executivo inicie os trâmites para o chamamento dos policiais aposentados, que integram o Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (Ctisp), para proteger 1.053 escolas estaduais. Cada um deles receberá pouco mais de R$ 4,1 mil mensais pelo serviço.

A norma também permite que os municípios celebrem convênio com o governo estadual para a cessão de policiais da reserva para atuação nas unidades de ensino municipais. No entanto, as prefeituras deverão arcar com o pagamento da retribuição financeira prevista para os inativos designados para a função. A lei não prevê convênios com entes privados.

De acordo com a Secretaria de Estado da Comunicação, a próxima etapa do Programa Escola Mais Segura será a publicação de um decreto para regulamentar ações como atribuições dos guardas dentro das escolas, carga horária de trabalho, treinamento e convênios com os municípios para os agentes atuarem em escolas municipais, entre outras.

O projeto de lei complementar (PLC) que deu origem à lei foi elaborado pelos deputados estaduais e pelo Poder Executivo. Finalizado na última quarta-feira (19), foi analisado pelas comissões e votado em plenário no mesmo dia, graças a uma mobilização dos parlamentares. A matéria foi aprovada por unanimidade e seguiu para sanção do governo no mesmo dia.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Maio
São José - Fevereiro - 2
Câmara Floripa
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro