Lê Notícias - Região - Escritora Selma Rutzen lança livro no Museu de Arte de Blumenau
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae

Escritora Selma Rutzen lança livro no Museu de Arte de Blumenau

Prefeitura de Blumenau `Eles sobreviveram... nós prosperamos` será apresentado ao público durante a abertura da 2ª Temporada de Exposições do MAB. `Eles sobreviveram... nós prosperamos` será apresentado ao público durante a abertura da 2ª Temporada de Exposições do MAB.

A história de uma família que sobreviveu ao regime comunista soviético quando este foi imposto é o tema do livro que será lançado pela escritora Selma Rutzen, quinta-feira (04), às 19h, durante a abertura da 2ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). O evento terá show musical, declamação de poemas e conversa com artistas e curadores das exposições.

Em sua obra “Eles sobreviveram... nós prosperamos”, Selma Rutzen relata o ocorrido a milhares de alemães que foram à Rússia por volta de 1760, e lá viveram bem até que a monarquia foi abatida e a selvagem ditadura baseada em Marx, Lênin e outros pensadores impuseram um governo de terror sob o comando de Stalin. Fugiram pela fronteira com a China, onde permaneceram por três anos. “A autora faz uma importante reflexão histórica, nos oferece uma valorosa contribuição para entender a formação dos povos que imigraram”, comenta o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann Neto.

LIBERDADE

Eles sobreviveram, como diz o título da obra, para então serem embarcados rumo ao Brasil. “Aqui encontraram liberdade absoluta, e penúria igualmente a mais absoluta, mas prosperamos. Sou a primeira geração nascida aqui e narro tudo que é do meu conhecimento. Somos uma minoria das minorias (teuto russos), amamos nossa Pátria, e contamos nossa história”, diz autora. “Apesar de sermos alemães russos, a Alemanha não nos reconhece como alemães. Mesmo assim a nossa cultura, nossas atitudes, costumes e tradições são germânicas, apesar de nossos antepassados terem deixado a Alemanha há mais de três séculos.”

Formada em Letras pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), Selma é bancária aposentada e dedica seus conhecimentos à tradução do alemão, e a escrita de biografias, livros, textos e afins.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Maio
Câmara Floripa
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro