Close Menu

Busque por Palavra Chave

MEIO AMBIENTE

Fórum Estadual Lixo Zero vê crianças como protagonistas da nova consciência ambiental

Prefeitura de São José Palestrantes compartilharam experiências no aproveitamento de resíduos sólidos com objetivo de retirar dejetos do caminho do aterro sanitário Palestrantes compartilharam experiências no aproveitamento de resíduos sólidos com objetivo de retirar dejetos do caminho do aterro sanitário

O Fórum Estadual SC Lixo Zero debateu nesta sexta-feira (28) a busca de alternativas para aproveitar e encaminhar resíduos recicláveis e orgânicos, retirando-os da rota do aterro sanitário. Os palestrantes foram unânimes em considerar as crianças como protagonistas de uma nova consciência ambiental.

Entre as palestrantes, a bióloga Vanessa de Souza Pacheco destacou o trabalho que realiza com crianças nas escolas de Jaguaruna. Pouco a pouco os alunos não só compreenderam, segundo ela, que os resíduos não se tratavam de “lixo”, como também começaram a levar o material nos pontos de entrega voluntários (PEVs) desenvolvidos pela professora. Ela conta que a experiência mais emocionante foi se deparar com um aluno olhando para o PEV e dizer: “Agora sim não parece mais lixo!”.

O professor Germano Güttler, também foi um dos palestrantes que reafirmou o poder de incentivo das crianças na gestão dos resíduos. Ele é autor do método Lages de compostagem – desenvolvido para ser preparado no próprio local onde se pretende usar o adubo orgânico – a exemplo de uma horta ou jardim pequenos.

Na abertura do evento, a secretária de Educação Maria Helena Krüger destacou a importância de São José sediar a programação na data em que se comemora o Dia Internacional da Educação, que prega a importância da construção de valores essenciais. Por sua vez, o presidente do Instituto Lixo Zero Rodrigo Sabatini explicou que o lixo zero impacta várias pessoas e áreas da sociedade. Que é um ato simples, que requer mudar um hábito de cuidar dos resíduos, não desperdiçar os recursos naturais.

Participam da programação vários municípios e entidades, compartilhando por meio de palestras os acertos que vem tendo, para desmistificar o peso da palavra “lixo” para as pessoas. Que muito diferente do que apresenta o dicionário, por exemplo, como “qualquer material sem valor ou utilidade”, eles podem sim serem reaproveitados tanto para compostagem, como também para novos objetos.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro