Close Menu

Busque por Palavra Chave

Biguaçu teve mais de 1000 empresas abertas no período entre janeiro a abril

Por: LÊ NOTÍCIAS
13/05/2023 19:21 - Atualizado em 13/05/2023 19:22
Jean Carlo da Luz Os dados do município estão atualizados até o dia 25 de abril Os dados do município estão atualizados até o dia 25 de abril

Biguaçu recebeu 1.047 novas empresas entre janeiro e abril de 2023, segundo dados da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), divulgados nesta semana. Conforme os números disponibilizados no "Observatório Jucesc", o município contabilizou saldo positivo de 495 novos negócios, resultado das 1.047 constituições e 552 baixas no período. Os dados estão atualizados até o dia 25 de abril. Com isso, o total de empresas em funcionamento no território biguaçuense chegou a 13.487 (sendo que 13.148 são matrizes e 339 filiais).

As constituições de empresários individuais somaram 809 novos CNPJs e os outros 234 foram de sociedades limitadas (tipo de empresa composta por uma ou mais pessoas, físicas ou jurídicas). Ainda segundo o Mapa de Empresas divulgado pela Jucesc, o tempo médio para abertura de uma empresa em Biguaçu (viabilidade registro) está, atualmente, em oito horas. O tempo médio para abrir uma empresa individual é de três horas e meia e, para constituir sociedade limitada, em oito horas.

Para o prefeito Salmir da Silva, "os dados da Junta Comercial mostram que o nosso município está em pleno desenvolvimento. Biguaçu é uma das cidades que oferece as melhores oportunidades para a instalação de empresas e geração de emprego e renda da região, possuindo uma localização estratégica próximo da Capital e de portos, fácil acesso via BR-101, além de um processo simplificado na Prefeitura de Biguaçu para abertura de novas empresas”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, André Leal, destaca que "a nossa gestão vem atuando forte para melhorar o ambiente de negócios para o empreendedor. Estamos trabalhando na desburocratização, na qualificação da mão de obra local também, e o resultado está aí, no saldo positivo na abertura de empresas. E a expectativa é ainda melhor, que após a revisão do Plano Diretor e do Código de Obras e Posturas o aumento no número de empresas seja cada vez maior".

Recorde na geração de empregos As empresas instaladas em Biguaçu registraram forte geração empregos nos primeiros meses do ano e o mês de março bateu novo recorde de trabalhadores com carteira assinada, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados no dia 27 de abril, pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social. Conforme o Caged, em março, Biguaçu teve saldo positivo de 209 vagas, (diferença das 1.101 contratações frente aos 892 desligamentos). Com isso, o terceiro mês de 2023 fechou com estoque de 18.125 empregos formais – o maior da história - substituindo o recorde do mês de fevereiro deste ano, quando o volume foi de 17.916.

PROGRAMAS MUNICIPAIS DE INCENTIVO

A Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, atua em duas frentes para o incentivo à criação e formalização de empresas e no preenchimento de vagas de emprego no município, com os programas Domicílio Fiscal e Biguaçu Empregos.

O Domicílio Fiscal tem o objetivo de desenvolver e regularizar as empresas e profissionais autônomos prestadores de serviços não estabelecidos quanto ao Cadastro Mobiliário Municipal e atrair novos investimentos. Essa iniciativa visa estimular a formalidade das atividades econômicas, permitindo ao prestador a possibilidade de emissão de notas fiscais de serviços e de otimização do tempo quanto à burocracia na abertura de empresas. As empresas ou profissionais autônomos não estabelecidos que se interessarem em aderir ao programa poderão eleger como domicílio fiscal o endereço fiscal da Casa do Empreendedor, que fica junto à Secretaria.

Já por meio do Biguaçu Mais Empregos, as pessoas podem contar com o portal do programa para encontrar uma oportunidade de trabalho ou participar de cursos de capacitação gratuitos, na modalidade de Ensino à Distância. A plataforma, que pode ser acessada por meio do site da Prefeitura: www.bigua.sc.gov.br, possibilita o cadastro de currículos e empresas e a candidatura às vagas disponibilizadas, de forma prática e totalmente gratuita.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro