Close Menu

Busque por Palavra Chave

Xaxim que se deseja para o futuro

Por: LÊ NOTÍCIAS
13/09/2017 11:16

O cenário que paira sobre a cidade de Xaxim, não de agora, nem da administração passada que, sabe-se, foi a cereja do bolo disso, quando os sonhos que se manifestam a cada ano e que, sem ganhar eco, desaparecem. Já se falou muito, pensou-se demais, às vezes até de modo exagerado, mas nada foi alcançado. Por que disso?

A falta de planejamento de um município que se deseja, não está presente apenas na questão da disputa de quatro em quatro anos, mas a estrutura que se quer montar para que os passos possam ser dados.

Um exemplo claro disso é o desejo de estadualização da estrada que liga Xaxim a Chapecó, pela Vila Tigre, que fica apenas no desejo. Não foi feito um estudo com apresentação de sua viabilidade, com assinatura das entidades, do Poder Legislativo e a participação dos presidentes de bairros. Na verdade, o que parece é que, porque uma obra desta não vai ajudar em nada determinada região municipal, não interessa se engajar nesta luta. Bobagem.

Tudo está ligado ao futuro. A bandeira do asfalto nesta região está no alto do mastro, mas é preciso apresentar um projeto de sua necessidade. O Sesi, Senai, Sesc, uma faculdade de Medicina, extensão da UFFS, duplicação da BR-282, monitoramento para a segurança, escola técnica. Tudo isso pode acontecer se a sociedade, toda ela, abraçar as causas. Não existe, como se falava no passado, verão com uma só andorinha. É preciso ativar a luta com a participação de todos. Não é um caso à parte, mas um interesse coletivo.

Quem disse que uma cidade, com apenas 30 mil habitantes, precisa ter uma oposição doentia apenas para amaciar o ego de um presidente de partido ou do grupo a ele ligado? Isso é ideologia ultrapassada.

Xaxim não pode pagar a conta que atrapalha o seu desenvolvimento. A cada eleição são as mesmas coisas, os mesmos grupos. Troca-se a roupa sem o banho que tira as impurezas.

O sonho de ser uma cidade modelo, com alcances possíveis, como todos aqueles que passam na cabeça de seus cidadãos, pode sim ser feita. Mas é preciso entender que é preciso se curvar às boas ideias. Assim como está, não se suporta mais.

Onde é que estão os líderes municipais? Só aparecem em tempo de eleição para fazer a vitória ser ganha goela abaixo ou é um projeto de independência do atraso para avançar ao futuro. O que Xaxim precisa ser buscar agora?


Alesc - Julho
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro