Close Menu

Busque por Palavra Chave

Defesa Civil é homenageada pela Alesc por 50 anos de trabalho em SC

Solon Soares/Agência AL Participaram da entrega da moção representantes da Defesa Civil, autoridades e membros da comunidade Participaram da entrega da moção representantes da Defesa Civil, autoridades e membros da comunidade

A Assembleia Legislativa concedeu uma Moção de Aplauso à Defesa Civil de Santa Catarina, pelos 50 anos de serviços prestados na proteção da população e na mitigação dos impactos de desastres naturais.

A homenagem, proposta pelo deputado Tiago Zilli (MDB) foi entregue na tarde desta terça-feira (16) ao secretário de Estado da Defesa Civil, Coronel Armando Schroeder Reis.

Na ocasião, o secretário destacou os principais avanços em cinco décadas, entre eles, a instalação de radares meteorológicos, com cobertura de todo o território catarinense, o acesso ao satélite da Nasa, que auxilia nas previsões meteorológicas e pontos de medição do índice pluviométrico dos rios, além da implantação da Sala de Situação para eventos climáticos.

“Nossa estrutura é considerada uma das melhores do Brasil. Somos o estado com o maior número de áreas de risco mapeadas e com o trabalho de uma equipe altamente qualificada, conseguimos emitir alertas com antecedência à população”, destaca.

O proponente da homenagem, Tiago Zilli, reforçou a importância da prevenção para evitar possíveis tragédias climáticas. “Aprendi quando fui prefeito que temos que nos preparar em dia de sol para quando vier a tempestade. Nesse sentido, a Defesa Civil desenvolve um papel fundamental na proteção da vida”, acrescenta o parlamentar.

Participaram da entrega da moção representantes da Defesa Civil, autoridades e membros da comunidade.

COMEMORAÇÕES

A Defesa Civil de Santa Catarina completa 50 anos de fundação na próxima quinta-feira, 18 de maio. Em comemoração à data, a instituição vai realizar uma cerimônia comemorativa no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Florianópolis.

O evento vai relembrar as maiores tragédias nesse período, entre elas, a enchente de 1974 em Tubarão, a enchente de 1983 e 1984 em Blumenau, e a tragédia do Morro do Baú, em 2018. Na ocasião serão homenageados autoridades, os prefeitos dos municípios que vivenciaram os desastres e auxiliam os trabalhos da Defesa Civil, bem como os profissionais que atuaram em salvamentos.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro