Close Menu

Busque por Palavra Chave

DECISÃO TOMADA

Profissionais moveleiros ganham rentabilidade real ao salário

Divulgação Consenso nas negociações entre Siticom e Simovale foi “meteórico” Consenso nas negociações entre Siticom e Simovale foi “meteórico”

Foi concluído com êxito o processo de negociação salarial dos trabalhadores da indústria moveleira de Chapecó. Em pouco mais de duas horas de diálogo, com mútuas ponderações, o martelo foi batido. Estão definidos os índices salariais, restando confirmar apenas o conteúdo de determinadas cláusulas de cunho social, também com repercussão econômica. Ajustados definitivamente os termos, o Siticom Chapecó e Simovale assinam a Convenção Coletiva de Trabalho. O documento acordado terá validade por prazo de doze meses.

A negociação foi “extremamente produtiva”, avalia a presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário, Izelda Teresinha Oro. A manifestação está amparada no índice de reajuste salarial conquistado à categoria. O percentual de aumento chegou a 7% contra uma inflação acumulada de 3,83%. Para chegar a esta porcentagem foi adicionado a antecipação salarial concedida em janeiro. Considerando a correção do início deste ano “significa que a expressiva rentabilidade real de 3,17% será incorporada aos salários”, disse.

Izelda enalteceu o “bom senso” do Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai por ter sido “sensível às justas reivindicações dos trabalhadores”. A postura “humana” colocada acima da “econômica” sustentada pelo Simovale representa “sentimento de justiça com a importância dos profissionais”. A negociação intermediada pela presidente Izelda, assessor jurídico, André Fossá e diretoria do Siticom com o executivo Leonel Felipe Beckert e jurídico do Simovale, Alceu Scapin, contou com decisiva orientação do presidente do sindicato patronal, Ilseo Rafaeli.

BENEFÍCIOS COMPLEMENTARES

Além da correção salarial, os sindicatos estão acordando mais vantagens destinadas aos trabalhadores. A relação contempla ajuda de custo para transporte, taxa de produtividade, entre outros. O Siticom continua os entendimentos para fechar as convenções coletivas com o Sicec (indústria de olarias e cerâmicas) e com o Sinduscon (indústria da construção).


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro