Close Menu

Busque por Palavra Chave

Conheça a importância da prevenção às doenças cardiovasculares

Jesse Orrico/Unsplash O sedentarismo, maus hábitos alimentares e tabagismo são uns dos fatores de risco para o surgimento dessas doenças O sedentarismo, maus hábitos alimentares e tabagismo são uns dos fatores de risco para o surgimento dessas doenças

O número de vítimas fatais relacionadas às doenças cardiovasculares corresponde a cerca de 35% do número total de óbitos registrados no Brasil, de acordo com dados apresentados pelo Ministério da Saúde. Atualmente, esse percentual representa mais de 300 mil mortes ao ano, que, em muitos casos, poderiam ter sido evitadas. Além disso, as questões de saúde relacionadas a problemas cardiovasculares estão entre as principais causas de internação hospitalar, o que sobrecarrega os sistemas de saúde e gera custos elevados aos envolvidos.

Reconhecidas como um conjunto de doenças que afetam o coração e os vasos sanguíneos, as doenças cardiovasculares estão relacionadas a uma série de fatores que se potencializam com os hábitos de risco estimulados pela vida moderna. Por esse motivo, a compreensão dos fatores que potencializam a sobrecarga cardiovascular e o reconhecimento das principais formas de evitar tais doenças se torna essencial para que a população possa buscar alternativas seguras que afastem a necessidade de intervenções hospitalares desnecessárias.

Sob essa perspectiva, o cardiologista e coordenador médico do Centro de Diagnóstico Cardiovascular da Unimed Chapecó, Dr. Alexandre Miguel Haisa Klita, evidencia que “ações concretas como o estímulo a uma alimentação saudável e equilibrada, a promoção de atividades físicas, a inclusão de práticas que minimizem o estresse e que esclareçam a população sobre os riscos relacionados a questões como obesidade, sedentarismo e tabagismo são essenciais para que o comportamento pessoal se torne a principal ferramenta de prevenção”.

Além disso, os exames de imagem também se apresentam como ferramentas valiosas para a prevenção cardiovascular, pois fornecem informações precisas e detalhadas sobre o estado das artérias, coração e outros órgãos do sistema cardiovascular. Tais exames ajudam a identificar precocemente a ocorrência de tais doenças, possibilitando intervenções terapêuticas que reduzem o risco de complicações graves, como o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC).

EXAMES PREVENTIVOS E ACOMPANHAMENTO REGULAR

Buscando oportunizar um acompanhamento adequado para os cooperados e a população em geral, o Departamento de Imagem Cardiovascular do Hospital Unimed Chapecó possui uma estrutura completa com os mais eficientes equipamentos voltados à prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, o que torna Chapecó um centro de referência para toda a região Centro-Oeste de Santa Catarina. Entre os principais exames ofertados para um acompanhamento preventivo cardiovascular de excelência se destacam o teste ergométrico, e ecocardiograma, a tomografia computadorizada de coronárias, a ressonância magnética do coração e o cateterismo cardíaco.

Evidencia-se, assim, a importância de um acompanhamento médico regular que possibilite ao paciente a compreensão sobre os melhores exames preventivos e sobre as principais formas de minimizar os fatores de risco. Quanto mais cedo iniciar o acompanhamento e a conscientização da população, mais eficiente será o resultado das ações orientadas pelo cardiologista e da redução dos elevados índices de mortalidade do país.

CONHEÇA OS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR

  • Hipertensão arterial: quando não é tratada, eleva significativamente os riscos de infarto.
  • Colesterol: quando excessivo, o LDL (popularmente chamado de colesterol ruim) leva à aterosclerose, uma vez que se deposita no interior das artérias.
  • Diabetes mellitus: a doença eleva em até quatro vezes as chances de ocorrência de infarto do miocárdio.
  • Tabagismo: a morte cardíaca súbita está diretamente relacionada ao vício.
  • Estresse e depressão: consideram-se como fatores de risco prévio e também como dificultadores do processo de recuperação dos pacientes.
  • Obesidade: o acúmulo de gordura na região da cintura é considerado um dos potenciais fatores de risco para doenças cardiovasculares.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
São José - Maio
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro