Close Menu

Busque por Palavra Chave

21ª Semana Nacional dos Museus encerra com atividades sobre sustentabilidade em Criciúma

Período contou com palestras e dinâmicas para a comunidade e alunos da rede municipal de ensino e iniciativa ocorreu no Museu Augusto Casagrande Período contou com palestras e dinâmicas para a comunidade e alunos da rede municipal de ensino e iniciativa ocorreu no Museu Augusto Casagrande

Em Criciúma, a 21ª Semana Nacional dos Museus encerrou na sexta-feira (19). O último dia de dinâmicas com a comunidade e estudantes contou com uma atividade voltada à sustentabilidade. Durante a semana também ocorreram palestras, oficinas e exposições artísticas e educativas no Museu Augusto Casagrande.

Nesta sexta-feira, a Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (DMACRI) realizou uma apresentação ressaltando a importância do reúso e reciclagem de materiais e da promoção de ações sustentáveis. A tarde também contou com uma mostra de brinquedos confeccionados com material reciclado e uma competição lúdica, que simulou a limpeza e a preservação ambiental para estimular o senso de responsabilidade nos participantes.

A responsável pelo setor de Educação Ambiental da DMACRI, Larissa de Aguiar Boff, explica que um dos objetivos das atividades é aflorar a criatividade das crianças atreladas às questões ambientais e, assim, tentar inserir e tornar essa temática rotineira nas vidas desses jovens. “A experiência e participação nesses eventos sempre é muito gratificante, principalmente, por conseguirmos, por meio da educação ambiental, conscientizar as crianças e jovens a respeito da sustentabilidade” afirma.

SEMANA NACIONAL DOS MUSEUS

A Semana Nacional dos Museus é celebrada na semana do Dia Internacional do Museu, comemorado em 18 de maio. Todo ano é definido uma temática para a data e, neste ano, o tema foi “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar”, adaptado no município para “Museus Sustentáveis: Preservação do Patrimônio e Promoção do Bem-Estar”.

A 21ª Semana Nacional dos Museus, em Criciúma, também incluiu palestras sobre meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) e sobre produção artística com materiais reciclados, além de uma exposição de artes e uma oficina sobre a conservação e manuseio de acervos, como livros e documentos.

Segundo a historiadora da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cinthia Franco, ao longo da semana, a população demonstrou grande interesse em participar das ações. Foram mais de 300 pessoas visitando o Museu Augusto Casagrande, entre professores, alunos e comunidade.

“Encerramos uma semana com sentimento de dever cumprido. Conseguimos tratar de vários assuntos relacionados a sustentabilidade e bem-estar, e resgatar a história e a importância do nosso museu”, relata Cinthia, que foi responsável pelo planejamento das atividades e, também, ministrou a oficina “Conservação de Acervos: De Casa Para o Museu”.

Museu Augusto Casagrande

Apesar do fim da Semana Nacional dos Museus, o Museu Augusto Casagrande permanece aberto ao público de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita.

O casarão, que teve sua construção iniciada em 1918 e se tornou museu em 1980, preserva a memória dos imigrantes colonizadores de Criciúma, retratando a rotina da época por meio de um acervo com documentos, fotografias, artefatos indígenas e objetos de uso pessoal e doméstico. O local recebe visita de estudantes da região e turistas.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro