No dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. Pensando em conscientizar a comunidade através de ações de preservação ambiental, a Unochapecó promoveu na última terça-feira (12/09), o 3º Encontro de Educação Ambiental para a Infância. A atividade reuniu estudantes do 3º e 4º anos das escolas Valesca Parizotto, Sereno Soprana e Lara Ribas, de Chapecó, que refletiram sobre a importância do papel das árvores na natureza para a manutenção da vida e os diferentes biomas brasileiros.
A região Oeste de Santa Catarina é constituída pelo bioma Mata Atlântica e, conforme a professora do curso de Ciências Biológicas, Ana Confortin, é evidente a redução drástica da cobertura florestal nesta área. De acordo com ela, as crianças conhecem muito pouco as espécies nativas da região, o que dificulta as ações de conservação.
A professora ainda afirma que o encontro é uma forma de ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a Mata Atlântica e a importância de sua preservação, visando a construção de um planeta mais humano, inclusivo e biodiverso. "É necessário conhecer nosso patrimônio natural para entendê-lo e respeitá-lo", comenta.
O 3º Encontro de Educação Ambiental para a Infância contou com a participação dos cursos de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária e Pedagogia da Unochapecó. Também participaram do evento o Museu de Ciências Naturais e os projetos de extensão Viveiro Educativo, Brinquedoteca,
A oficina 'As árvores da nossa região', ministrada pelo Museu de Ciências Naturais, instigou a criatividade dos estudantes por meio de uma atividade com folhas secas de árvores nativas. O aluno do 3º ano da escola Lara Ribas, Victor Pedroso, de nove anos, participou de outras edições do Encontro de Educação Ambiental, mas conta que essa atividade foi a que mais gostou. "É legal poder fazer desenhos usando outros materiais, tipo folhas secas".
Já o projeto de extensão Guarda Responsável, do curso de Medicina Veterinária, apresentou através de uma peça de teatro a 'Conscientização para guarda responsável de animais domésticos'. Segundo a bolsista Taina Bittencourt, a atividade também é realizada em escolas do município, com alunos do pré ao 5º ano. A estudante do 4º ano, Larissa Fischer, de 10 anos, gostou de saber como cuidar do bichinho de estimação de forma correta. "Achei muito legal o teatro", conta.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro