Close Menu

Busque por Palavra Chave

Cavalo puxando carroça em Xaxim: até quando?

Por: Axe Schettini
15/09/2017 09:45
(Foto: Axe Schettini/LÊ) (Foto: Axe Schettini/LÊ)

Repentinamente uma imagem praticamente feudal é vista pelas ruas de Xaxim, nos bairros e no Centro. É claro que muitos vão falar que é uma questão social, sim, também concordo. Mas ter um veículo tracionado por força animal, ainda mais para coleta de materiais recicláveis, andando pelas ruas da cidade, normalmente, como se nada de errado estivesse acontecendo, é cômico, não?

Todos são sabedores que as pessoas que utilizam esse meio para coletar plásticos, latas e outros recicláveis, são pessoas de baixa renda, que usam essa estrutura para manter o pão de cada dia na mesa da família. Agora a pergunta que não quer calar: cadê o Estado para impor as mudanças necessárias neste caso? Será que em pleno ano de 2017 é necessário utilizar este meio para coleta? Não se pode usar bicicletas acopladas, algum mecanismo para que poupem os animais, que muitas vezes vivem em situações precárias de saúde e alimentação, além do trabalho realizado sem remuneração (risos).

O que é inquestionável é a omissão do Executivo e do Legislativo em ações que possam ser tomadas para que cessem este tipo de maus tratos aceito civilizadamente. Imagine-se só se ao invés de um cavalo, fossem cachorros puxando a carrocinha? O mundo desabaria, a internet ia ficar abalada e manifestações de “especialistas” surgiriam de todos os cantos. Mas como é o “coitadinho” do equino, tudo certo, dá pra chegar até 2050 assim, que tal?

Já passou da hora das lideranças municipais se reunirem e não somente buscar alternativas para isso, mas sim mudar este tipo de prática que é realizada em Xaxim. Não muito longe daqui, existem projetos incríveis realizados, onde, por exemplo, são criados os ‘Cavalos de Lata’ que substituem os animais de uma maneira ecológica e inovadora. Claro que em Xaxim já existem catadores que não trabalham com animais, mas precisa-se dizer um basta e acabar com esse retrocesso.

Lei se impõe para uma melhor convivência social. Por que a pessoa sabe que precisa andar pela calçada e utilizar a faixa de pedestres, mas não pode respeitar uma nova legislação que proíbe a utilização dos cavalos para trabalhos com reciclagem e etc? Falta a lei e a solução para não deixar os trabalhadores na mão. Com a palavra, os 11, eu disse ONZE, vereadores (são muitos, não?) e a Prefeitura de Xaxim.


Anúncio Radial 2
Campanha Infraestrutura - Mobile
Campanha Agricultura - Mobile
Campanha Segurança Pública - Mobile
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro