Lê Notícias - Região - Vinícola de Concórdia está apta a comercializar...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

PRODUÇÃO DE VINHO

Vinícola de Concórdia está apta a comercializar seus produtos na região

Arquivo Pessoal O proprietário da Vinícola Lauri Rodio em um dos seus parreirais O proprietário da Vinícola Lauri Rodio em um dos seus parreirais

A Vinícola Família Rodio, do município de Concórdia, no Meio-Oeste catarinense, conquistou o credenciamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o que assegura a qualidade dos produtos entregues aos consumidores finais.

Esse marco é a coroação da trajetória, que iniciou há 65 anos com a vinda dos antepassados da família Rodio, da Itália ao Brasil. A empresa familiar participa há quatro anos do Programa de Consultoria Tecnológica do Sebrae (Sebraetec), que visa fortalecer a competitividade dos pequenos negócios e estimular a transferência de tecnologia entre instituições e empresas para que possam superar limitações e barreiras tecnológicas.

A estrutura da vinícola de 175,52 metros quadrados está localizada na comunidade de São José, interior do município, e tem capacidade de produzir 60.000 litros. Na propriedade a família cultiva dois hectares de parreiras para a produção de vinhos Bordô Seco e Suave, Niagara Rosé, Niagara Branco Seco e Suave, Casca Dura, Isabel, Moscato Lorena e Cabernet Sauvignon. Todas as atividades na empresa rural são exercidas pelos familiares, desde o plantio das videiras, poda e os cuidados necessários até a produção e comercialização dos produtos.

O proprietário Lauri Rodio relembra que em 1893 os avós vieram da Itália para o Brasil. Em 1926, quando fixaram raízes em Concórdia, iniciaram as primeiras produções de vinho para consumo próprio. A ideia de comercialização veio anos mais tarde, em 2000, no porão da casa dos pais. “Por volta de 2010 nós construímos uma pequena vinícola na nossa propriedade e fomos ampliando aos poucos, até chegarmos a capacidade atual”, pontua.

O consultor credenciado ao Sebrae/SC e enólogo, Fábio Ricardo Ecco, explica que a parceria entre a Prefeitura de Concórdia, Sebrae e os vitivinicultores iniciou em 2019. “Após o diagnóstico, notamos a necessidade de aprimorar a qualidade dos vinhos para inseri-los no mercado regional. Com a qualidade maior do produto foi aumentando a demanda, até que o produtor sentiu a necessidade de fazer a legalização da vinícola”, recorda.

Fábio conta que auxiliou na elaboração de um projeto conforme as normas sanitárias do Ministério da Agricultura e encaminhou a documentação para o requerimento do registro. Como exemplo o consultor cita a elaboração de todos os manuais: Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimentos Operacionais Padrão (POP), Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO) e elaboração do memorial descritivo da estrutura predial e dos equipamentos. Além disso, o Sebraetec contribuiu na composição das fichas de controle e auditoria, na formulação dos produtos e na legalização junto ao Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (SIPEAGRO).

“O trabalho demorou um pouco mais de um ano. O pedido foi feito no fim de 2021 e no início de 2023 foi concedido o parecer favorável do MAPA. Com o deferimento do pedido, o produto foi registrado e rotulado, para ser comercializado em qualquer mercado da região”, comenta o consultor do Sebrae/SC.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Concórdia, Mauro Martini, frisa que o selo de legalização com registro no MAPA é muito importante para o município por contribuir com a produção agrícola, a geração de empregos e a movimentação econômica, além de incentivar a permanência da família no campo.

“A conquista do produtor Lauri Rodio vem coroar o trabalho feito em parceria entre o Sebrae/SC, o nosso produtor e a Secretaria de Agricultura de Concórdia. É o reconhecimento de um trabalho bem feito, desde o plantio das mudas de videiras à condução com técnicas de manejo e sanidade dos frutos”, destaca.

Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a produção de uva e vinho nos municípios do oeste catarinense é de grande relevância para o desenvolvimento econômico regional. “Pela importância da vitivinicultura as consultorias tecnológicas buscam aumentar a produtividade de uva nos vinhedos pela aplicação de técnicas de adubação e controle de pragas nas videiras, melhoria da qualidade dos vinhos, incremento das vendas e adequação das empresas para comercialização do produto”, ressalta.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro