Close Menu

Busque por Palavra Chave

Bombinhas promove ações de controle ao tabagismo

Por: LÊ NOTÍCIAS
12/06/2023 15:23 - Atualizado em 12/06/2023 15:28
Prefeitura de Bombinhas Estudantes com idades entre 11 e 14 anos participaram de palestra sobre os riscos e consequências do tabagismo Estudantes com idades entre 11 e 14 anos participaram de palestra sobre os riscos e consequências do tabagismo

No último dia 31 de maio, em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, Bombinhas realizou um evento educativo no CEIT Leonel de Moura Brizola, envolvendo alunos do 6º ao 9º ano, totalizando aproximadamente 985 estudantes com idades entre 11 e 14 anos. Especialistas afirmam que o primeiro contato com produtos à base de nicotina ocorre na fase pré-adolescente e adolescente.

Enquanto os índices globais de fumantes de cigarro têm diminuído devido às restrições e proibições impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotadas por muitos países, tem se observado um alarmante aumento no número de usuários de cigarros eletrônicos em suas diversas formas, como Vape, Pod, Pen-drive, Mods e e-Pipe.

O Brasil já é considerado um dos maiores consumidores de cigarros eletrônicos do mundo. Esses dispositivos atraem consumidores por sua aparência, tecnologia avançada, ausência de odores desagradáveis no ambiente e no hálito, além de alguns serem aromatizados.

Entretanto, é importante ressaltar que eles contêm várias substâncias químicas prejudiciais à saúde, inclusive cancerígenas. Além disso, a presença de nicotina nesses dispositivos pode gerar dependência física e psicológica nos usuários. Aqueles que fazem uso de cigarros eletrônicos têm quatro vezes mais chances de se tornarem fumantes de cigarros convencionais. Outro exemplo preocupante é o Narguilé, cuja fumaça de uma sessão equivale à inalação de 100 cigarros.

O tabagismo é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de doenças, como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrointestinal, impotência sexual, infertilidade, osteoporose, catarata, além de ser responsável pela maioria dos casos de câncer de pulmão.

Além disso, o consumo de produtos de tabaco que não produzem fumaça também está associado ao desenvolvimento de cânceres de cabeça, pescoço, esôfago e pâncreas. Estima-se que o tabagismo e seus derivados causam cerca de 165.000 mortes por ano no Brasil. Além disso, os gastos com doenças relacionadas ao tabaco chegaram a aproximadamente 125 bilhões de reais em 2020, equivalente a cerca de 190 milhões de cestas básicas.

A Equipe de Controle ao Tabagismo, formada no início de 2019, é constituída pelo dentista Carlos, educador físico Neto, enfermeira Carol, farmacêutica Ana, fonoaudióloga Francine, fonoaudióloga Sharlene, médica Teresa, nutricionista Karina, nutricionista Taila, psicóloga Joyce, yoga Juliana e ASB Luana. No ano de 2022 e 2023 têm alcançado índices de sucesso muito superiores à média nacional (25 a 40%), em Bombinhas este índice sempre ficou acima dos 80%, ou seja, de cada 100 tabagistas (que fumam a 10, 20, 30, 50 anos de sua vida) que participam do Grupo de Controle ao Tabagismo, mais de 80 conseguem cessar o hábito de fumar. No último, finalizado no bairro do Mariscal, todos que participaram dos 6 encontros, conseguiram deixar o hábito.

De acordo com o dentista Carlos Takayuki Yamanaka, três fatores são essenciais para abandonar o tabagismo: o desejo genuíno de parar, o apoio familiar positivo e a participação em todas as sessões do grupo. A Equipe de Controle ao Tabagismo está sempre disponível para auxiliar nessa jornada em direção a uma vida saudável. Se você deseja cessar o hábito de fumar e precisa de suporte profissional, entre em contato com a Unidade de Saúde (UBS) mais próxima e faça sua inscrição.

Não deixe de assistir ao vídeo informativo sobre os sérios riscos à saúde associados ao consumo de cigarros eletrônicos, disponível neste seguinte link.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
São José - Maio
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro