Close Menu

Busque por Palavra Chave

Adolescente que estava desaparecida em Chapecó é localizada

Por: LÊ NOTÍCIAS
04/07/2023 11:23 - Atualizado em 04/07/2023 11:28

A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por meio da equipe da DPCAMI de Chapecó, informa ter localizado, no início da tarde de ontem (03), em Santana do Livramento (RS), uma adolescente, de 14 anos, que estava desaparecida desde o dia 21 de maio de 2023.

INVESTIGAÇÕES

A investigação policial envolvendo a adolescente iniciou no dia 15 de maio, quando familiares contataram a Polícia Civil noticiando estranharem algumas circunstâncias do óbito de V. M., genitor da jovem. Havia desconfiança de que poderia se estar diante de morte violenta e não natural.

Em razão desse contexto, a equipe policial da DPCAMI de Chapecó passou a realizar diligências voltadas ao cabal esclarecimento desse óbito, realizando diligências no apartamento onde V.M. residia, promovendo a exumação do corpo para fins periciais, além da oitiva de testemunhas.

No curso dessas diligências, a Polícia Civil apurou que a adolescente, filha de V.M., mantinha uma relação muito próxima com um homem, de 35 anos, que residia em Chapecó, natural de Porto Alegre (RS), desconhecido da família.

Uma semana após o início dessa investigação, esse homem e a adolescente deixaram sorrateiramente a cidade e se iniciou uma nova etapa do trabalho policial, voltado não apenas ao esclarecimento do óbito de V.M., mas também de localização da adolescente e do homem investigado.

As diligências realizadas apontaram que esse homem compartilhava, armazenava, produzia e comercializava material pornográfico infantojuvenil, razão pela qual foi pedida sua prisão preventiva, deferida pelo Poder Judiciário de Chapecó, com a concordância do Ministério Público.

Durante o monitoramento da adolescente e do homem, que possivelmente sempre estiveram juntos desde a saída de Chapecó, se apurou que passaram por algumas cidades gaúchas como Erechim e Santa Maria até chegarem em Santana do Livramento, cidade que faz divisa com o Uruguai.

No dia 08 de junho de 2023, saíram do Brasil e entraram no Uruguai, o que exigiu providências que conferissem caráter internacional às buscas, sendo validado o mandado de prisão preventiva com a Difusão Vermelha e acionamento da Interpol, por meio da Polícia Federal no Rio Grande do Sul e polícia uruguaia, que desde já iniciaram o suporte ao trabalho da DPCAMI de Chapecó.

Após, a Polícia Civil, a Polícia Federal e a Brigada Militar de Santana do Livramento foram acionadas para ciência do fato e acompanhamento das diligências em curso.

Se apurou que o homem e possivelmente também a adolescente estiveram na região fronteiriça entre Uruguai e Santana do Livramento noutras ocasiões e ontem, no início da tarde, a Brigada Militar gaúcha logrou êxito em surpreender o investigado e a adolescente na cidade, dando cumprimento ao mandado de prisão preventiva, comunicando imediatamente a DPCAMI.

Agora a investigação segue para a apuração de circunstâncias que ainda requerem esclarecimentos mais pontuais e, no prazo legal, o Inquérito Policial será encaminhado ao Ministério Público e Poder Judiciário. Tratativas estão em curso para o transporte do investigado e da adolescente para esta cidade de Chapecó ainda esta semana.

APOIO

A equipe da DPCAMI agradece expressamente a todas as instituições de segurança pública que prestaram imprescindível apoio durante a investigação, especialmente o Centro Integrado de Operações de Fronteira da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança (CIOF/Senasp/MJSP); o Centro de Cooperação Policial Internacional – Polícia Federal com sede no Rio de Janeiro/RJ; o Departamento de Inteligência da SSP/RS; o Núcleo de Cooperação Internacional da Polícia Federal no Rio Grande do Sul – NCI/SR/PF/RS; a Representação da Interpol por meio da Superintendência da Polícia Federal no Estado de Santa Catarina; a Polícia Civil das cidades de Erechim, Santa Maria e Santana do Livramento e Brigada Militar de Santana do Livramento.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro