Close Menu

Busque por Palavra Chave

Caoagro/PCSC e Cidasc realizam operação em Irani

Por: LÊ NOTÍCIAS
06/07/2023 10:05 - Atualizado em 06/07/2023 10:14
Polícia Civil de Irani Propriedade rural recebeu interdição sanitária após a falta de colaboração do produtor rural Propriedade rural recebeu interdição sanitária após a falta de colaboração do produtor rural

Nesta quarta-feira (05), a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por meio do Centro Estadual de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (Caoagro) e da Policia Civil de Irani, juntamente com veterinários da Cidascde Concórdia e de Presidente Castelo Branco, realizou fiscalização em uma propriedade rural, em Irani.

Há quatro anos, a Cidasc acompanha essa propriedade e tenta sanear o rebanho, no entanto, a falta de colaboração do produtor rural dificultou o trabalho dos veterinários e pôs em risco a saúde pública, tendo sido necessária, inclusive, a interdição sanitária do local.

Diante desse cenário, é que se fez necessária a presença dos policiais civis, cujo suporte possibilitou que os veterinários realizassem a fiscalização e adequação da área.

Foram vistoriados cerca de 150 bovinos e a maioria apresentou as seguintes incompatibilidades sanitárias: ausência de brinco de identificação e comprovação de origem; divergência da quantidade de animais com o cadastro; trânsito irregular de bovinos entre as propriedades (ausência de GTA); e o mais grave, a não testagem do rebanho para detecção da tuberculose bovina.

O proprietário foi notificado administrativamente para se adequar às normas sanitárias. A propriedade continua interditada até o seu total saneamento.

Santa Catarina é o único estado do país certificado pela Organização Mundial de Saúde Animal como estado livre de febre aftosa, sem vacinação.

O status de sanidade animal do Estado de Santa Catarina é um diferencial e um fator competitivo para a agropecuária local.

O processo de “brincagem” é fundamental para o monitoramento do rebanho catarinense, especialmente porque possibilita que o animal tenha suas reais condições de saúde expostas. Trata-se de uma ação de prevenção contra doenças que podem afetar o status sanitário do Estado.

A união de esforços entre a Polícia Civil e Cidasc tem por objetivo ampliar as ações de defesa agropecuária no Estado, bem como evitar a ocorrência de crimes patrimoniais contra o agronegócio.

A ação também contou com o auxílio do Icasa de Irani.



Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro