Close Menu

Busque por Palavra Chave

Escoteiros promovem limpeza e recolhem grande quantidade de lixo em Xaxim

Por: LÊ NOTÍCIAS
19/09/2017 10:28 - Atualizado em 19/09/2017 10:31

Uma grande quantidade de lixo reciclável foi recolhida pelos membros do Grupo Escoteiro Áquila na manhã de sábado (16), e trazida até a Praça Frei Bruno, de Xaxim, no sentido de sensibilizar as pessoas para dar o destino adequado ao lixo que produzem, ao invés de jogar em terrenos baldios ou locais indevidos para serem transportados com a água da chuva e gerar problema de saúde pública. A atividade faz parte do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológico (MutCom), iniciativa dos Escoteiros do Brasil, com ações nos municípios onde há grupo escoteiro.

Em Xaxim, enquanto os lobinhos (de 6,5 a 10 anos) recolhiam o material em terrenos baldios, a tropa escoteira (11 a 14 anos), percorria as margens do rio Xaxim, próximo da Secretaria de Educação, para recolher o lixo. Os jovens fizeram um grande esforço devido a natureza do lixo depositado e o forte odor das águas do rio, tristemente poluído. O material recolhido foi depositado na Praça Frei Bruno para o público observar que se o destino do lixo não for adequado, vai gerando problemas para a população. Posteriormente o material foi retirado por pessoas que utilizam o material para reciclagem ou reaproveitamento.

“Do ponto de vista de planejamento foi uma atividade bem organizada e que teve grande envolvimento de chefes, membros e suas famílias. No entanto é triste saber que ainda temos pessoas que pensam que o seu lixo é problema dos outros. Nossos jovens e crianças ficaram tristes com o que encontraram, por outro lado, ficaram felizes por deixarem o local melhor e por não serem eles os causadores de tanto lixo ao ar livre”, disse o coordenador do MutCom, Augusto Varnier.

Óleo de Cozinha

Na ocasião o Grupo Escoteiro Áquila arrecadou 300 litros de óleo de cozinha usado para destinar à fabricação de sabão ecológico. O montante foi entregue para a ONG AUM que mantém o Projeto Transformar.


Outras Notícias
Covidômetro - Florianópolis
IPTU São José - 2021
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro