A Amai despreza Xaxim à medida que oferece zero restos à municipalidade. Seria como uma pílula amarga oferecida a um rosto bonito. À medida em que é mastigado, fica impossível de impedir as caretas de seus efeitos. A bela municipalidade não tem a resposta de sua altura na Amai. A presidência conquistada por Lírio Dagort tem seus méritos apenas no status quo. Eticamente à mesa dos trabalhos, não tem como reivindicar nada que possa beneficiar o desenvolvimento municipal da cidade que administra. Nem ele e nem outros presidentes que por lá passaram. Ao assinar a Nota de Repúdio, muito bem escrita pela assessoria da Associação, o texto rebate as críticas do rompimento, mas cala-se diante do servilismo que Xaxim tem em relação à sua permanência, neste caso, pobre. Não ganhando absolutamente nada. Quem é o esperto? Quem é o inocente?
Revolução
Já é transparente a manifestação de lojistas, industriais, lideranças políticas, todos em cor partidária, de que não há qualquer vantagem municipal capaz de dar luz à manutenção de Xaxim na Amai. Pelo que se sabe, acabou.
Rompimento
Os vereadores de Xaxim devem contribuir com o debate a ser feito e darem suas contribuições às discussões. A Acamosc, a qual fazem parte, tem sede em Chapecó por uma razão simples. É na Capital do Oeste que as coisas acontecem.
Uvesc
Por que a Fecam e Uvesc tem sede em Florianópolis? Porque é um ponto estratégico que atende a todas as necessidades político-organizacional. Xaxim, por estar colada em Chapecó, ataca a si mesma quando nega a relação mãe.
História
Xaxim, maior, contava com os distritos de Lajeado Grande, Marema e Entre Rios. Mesmo com sua geografia respeitável, não ganhou absolutamente nada em estar na Amai. Por que, menor agora, tem algum benefício a seu favor?
Debate
Ao contrário de ficar falando as mesmices de sempre, principalmente segurança, reunindo pessoas nas dependências da Câmara, Xaxim precisa ter sua cartilha de reivindicações possíveis e fazer acontecer. Assim, vai perder sempre.
Perguntas
Qual seria a vantagem de Xaxim continuar na Amai? Qual foi a luta que a entidade abraçou em favor da municipalidade nas últimas três décadas? O que os xaxinenses ganharam em ser segunda potência de Xanxerê sempre?
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro