Close Menu

Busque por Palavra Chave

Empresário alerta para burocracia ao solicitar documentos em Xaxim

Por: Vitória Schettini
19/09/2017 15:27
Prefeitura de Xaxim se organiza para, futuramente, digitalizar documentação armazenada (Foto: Arquivo/LÊ) Prefeitura de Xaxim se organiza para, futuramente, digitalizar documentação armazenada (Foto: Arquivo/LÊ)

Por Vitória Schettini

Um empresário, que preferiu não se identificar, entrou em contato com o LÊ NOTÍCIAS para expor a realidade de como os arquivos e documentos da Prefeitura de Xaxim são depositados. Segundo ele, além da forma ultrapassada em que o acervo é acondicionado, existe uma grande burocracia para acessá-los, sendo que todos poderiam estar digitalizados.

Ainda, segundo a liderança empresarial, os projetos e mapas não estão disponíveis de forma digital e são requisitados quase todos os dias pela população. “Seria interessante tomar iniciativa de escanear isso e colocar à disposição da população de uma forma fácil, talvez na internet. Assim, não é necessário funcionário da prefeitura largar tudo e ir lá pegar papel velho, que às vezes demora 15, 20 ou até 30 dias para ser localizado. Na verdade, cada vez que vai renovar o alvará, ele se faz necessário e está armazenado de forma incorreta. Se estivesse na internet, disponível na página da prefeitura, a pessoa vai lá, pega o alvará e fica resolvido”, expôs o empresário.

De acordo com informações de um funcionário da prefeitura, se uma pessoa construir uma casa, não há porque o alvará ficar disponível na internet, já que é algo particular. Além disso, nem outros municípios maiores têm todos esses arquivos digitalizados, porque é um volume muito grande. Atualmente, há prefeituras que já estão aceitando documentação digitalizada para aprovação de novos projetos, contudo, para isso é preciso ter um sistema que funcione, o qual inclusive exige pagamento mensal de um sistema para rodar esse tipo de processo. E ainda, há projetos que têm folhas grandes e não é qualquer impressora que possa digitalizá-los, tem de ser feito manualmente.

O secretário de Administração, Geverson Giacomelli, explica que a digitalização desses documentos não é uma prioridade para o momento, mas em médio prazo, isso está sendo pensado para que futuramente uma empresa seja contratada e execute a tarefa. “Praticamente nenhum município tem esses acervos digitais, pois é um volume muito grande. Se for pegar a história de um município e digitalizar tudo, precisa de um sistema para alterar, mas é claro que seria ótimo”, esclareceu o secretário.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
São José - Maio
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro