Close Menu

Busque por Palavra Chave

Projeto de professora de Xaxim é destaque em prêmio nacional de História

Por: LÊ NOTÍCIAS
25/07/2023 10:44 - Atualizado em 25/07/2023 10:50
Valdirene Chitolina "Pé na Estrada" é uma prática pedagógica que valoriza o patrimônio natural, cultural, religioso, paleontológico, arqueológico e histórico de Xaxim "Pé na Estrada" é uma prática pedagógica que valoriza o patrimônio natural, cultural, religioso, paleontológico, arqueológico e histórico de Xaxim

"projeto Pé na Estrada: Programa de Educação Patrimonial em Xaxim (SC)", desenvolvido pela professora da rede municipal de ensino, Valdirene Chitolina, foi destaque na edição deste ano do Prêmio Déa Fenelon de Ensino de História, da Associação Nacional de História (ANPUH-Brasil).

O Prêmio contou com a participação de professores de história de todas as regiões do país e ao final, foram escolhidos um projeto de cada região, sendo o xaxinense vencedor da região Sul.

“O reconhecimento do projeto em âmbito nacional é motivo de orgulho para nosso município. Parabéns à professora Valdirene e que sirva de inspiração para outras práticas pedagógicas. Ações assim ampliam o conhecimento, desenvolvem a capacidade de reflexão e permitem a compreensão sobre diversos aspectos do nosso espaço”, afirma a secretária municipal de Educação, Isabel Canalle.

O "Pé na Estrada" é uma prática pedagógica que valoriza o patrimônio natural, cultural, religioso, paleontológico, arqueológico e histórico de Xaxim, proporcionando aos alunos e professores a oportunidade de vivências por meio de atividades realizadas nos próprios espaços. O projeto contempla: o Eco Parque no bairro Guarany; a paleotoca nos altos da avenida Plínio Arlindo de Nês; o sítio arqueológico no bairro Alvorada; a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga e a Cachoeira Guarani, na praça Frei Bruno.

A professora conta que, desde 2021, foram realizadas dezenas de práticas. “Depois de muita pesquisa, coloquei o projeto em ação. Além de proporcionar visitas aos espaços, também produzi um livreto e um documentário com base nessa experiência. O Pé na Estrada se tornou referência no Currículo Escolar do Ensino Fundamental, da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI)”, explica Valdirene.

Valdirene é professora na Escola Básica Municipal Dom Bosco de Xaxim há 30 anos, mestre em História Regional pela Universidade de Passo Fundo (UPF), doutora em História pela mesma instituição e graduada em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (PR).





Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro