Sim, a escola ensina e a família educa!
Simples assim! Como se não tivesse nenhum outro obsessor e nenhuma outra barreira entre esses dois pilares.
É preciso debatermos sobre a educação cada vez mais, mais e mais.
Será a família a única instituição responsável pela formação total dos filhos?
Me responda, pai e mãe, onde seu filho aprende novas palavras, hábitos terríveis, se vestir de acordo com algumas celebridades, falar gírias? Na escola? Não!
E suas crenças? Suas apologias? Seus gostos que vem de encontro à família? Não que seja em desacordo, mas aprendeu na escola?
Acredito piamente que também não!
Mas então a frase "Educação vem de berço" está ainda valendo?
Vou mais fundo agora: todo aquele filho que usa drogas, tem comportamentos socialmente inadequado, abandona os estudos aos treze anos de idade mesmo a família sempre sendo coerente, acompanhando, dialogando. A família é tida como responsável?
Sim, sim, perante a uma sociedade constituída a culpa total é dos pais, da família que "deixaram com que seu filho, sua filha se tornasse assim".
Eis que surge mais uma velha frase: o mundo mudou muito. Hoje, filhos de todas as idades conhecem o universo adulto em seus detalhes, muitas vezes sórdidos, acompanham aos noticiários, novelas, filmes, vídeos, navegam livremente pela internet, possuem páginas nas redes sociais e se comunicam com pessoas de todas as partes e de todos os tipos e influências.
Diante de tudo isso exposto, a família pode fazer pouco por seus filhos? Não!
A família pode sempre fazer muito, educá-los para que respeitem as diferenças, para que sejam honestos e justos, virtuosos, respeitosos, solidários e fiéis com seu próprio organismo.
Diz um provérbio africano que sempre cito em minhas palestras "É preciso de uma aldeia inteira para educar uma criança", não é mesmo?
Portanto dialogue com seus filhos diante de tudo que ocorre com eles.
Jamais oculte pensamentos, fatos, comportamentos, concepções e ideologias.
Os filhos estarão sempre em contato com o mundo, é irreversível.
O livre-arbítrio tem que valer para os filhos sim, desde que você apresente as escolhas a ele e não que o mundo e as pessoas erradas apresente primeiro.
A educação que damos aos filhos é a melhor herança que deixaremos, mas jamais será vacina contra nada.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro