Close Menu

Busque por Palavra Chave

RELIGIOSIDADE

Membros da Junta Geral de Leigos Franciscanos da Colômbia visitam Xaxim

Por: Vitória Schettini
20/09/2017 13:07 - Atualizado em 11/08/2021 12:30
Irmã Rosilei Mielke A rua Santa Maria Bernarda, que dá nome à associação, foi um dos locais visitados pelos colombianos A rua Santa Maria Bernarda, que dá nome à associação, foi um dos locais visitados pelos colombianos

Por Vitória Schettini

Desde o dia 1º de setembro no Brasil, membros da Junta Geral de Leigos Franciscanos de Almaber, da Colômbia, chegaram em Xaxim no último domingo (17), a fim de comparecer a uma assembleia de duas províncias, que aconteceram em Chapecó, no final de semana.

Também vierem conhecer a cidade e as atividades da Associação de Leigos Franciscanos Santa Maria Bernarda, onde iniciaram o roteiro à noite com a celebração de uma missa na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga e após, foram recepcionados nas casas dos leigos franciscanos de Xaxim.

Na segunda-feira (18), de acordo com as informações da Irmã Marilene Persch, foi um dia muito cheio. “A partir das 8h30, nós começamos com a visitação na Igreja Matriz, na casa paroquial, onde os Leigos conheceram a secretaria, a sala de catequese, além da história de Frei Bruno, sua santidade e testemunho”, explicou.

Posteriormente, o grupo colombiano compreendeu como funciona a Pastoral do Imigrante, projeto desenvolvido pela Associação de Leigos Franciscanos Santa Maria Bernarda, o qual funciona nos sábados de manhã em uma sala da Paróquia e visa auxiliar imigrantes que chegam ao município, com encaminhamento de emprego, moradia e alimentação.

“Também visitamos a rua Santa Maria Bernarda, onde os leigos da Colômbia tiraram fotos junto à placa na rua e depois a unidade industrial da Aurora. Lá, fomos recebidos pelo gerente, que nos explicou todo o funcionamento do frigorífico e quais os países que são atendidos, um pouco sobre a Fundação Aury Bodanese, seus projetos sociais e outros voltados ao meio ambiente”, relatou Irmã Persch.

A próxima parada dos membros da Junta Geral dos Leigos Franciscanos de Almaber foi a linha Limeira, onde andaram por uma trilha ecológica e religiosa na propriedade de Valmor Pavan. A trilha conta cinco paradas, cinco grutas e cinco chagas de Jesus Cristo e no final do caminho, há a bela visão de uma gruta no meio da mata fechada, local onde houve um momento de oração. Ao final da visita, a família Pavan proporcionou aos Leigos Franciscanos um lanche com uma grande variedade de frutas colhidas no mesmo momento.

Uma das integrantes da Associação de Leigos Franciscanos Santa Maria Bernarda, Irmã Rosilei Mielke, conta que um dos elementos da espiritualidade franciscana é a relação próxima com a natureza. “Os leigos franciscanos têm, como uma dos suas lutas e missões, cuidar para que o planeta seja preservado e Xaxim tem muito dessa relação com a religiosidade, a natureza e a agricultura. Por esse motivo, eles se encantaram pela trilha, já que São Francisco de Assis é o padroeiro da ecologia”, acrescentou.

Os membros colombianos da Junta Geral dos Leigos Franciscanos de ALMABER se despediram de Xaxim na manhã desta terça-feira (19), quando partiram para a cidade de Abelardo Luz.

ASSOCIAÇÃO DE LEIGOS FRANCISCANOS SANTA MARIA BERNARDA

Os Leigos Franciscanos Santa Maria Bernarda são um associação que tem coordenação própria e segue a influência das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, a qual tem como objetivo atender às necessidades urgentes da população no mundo atual.

Os leigos assumem o compromisso de viver o carisma franciscano, conhecendo Santa Maria Bernarda, a qual se inspirou em São Francisco.Além disso, são um grupo de 22 pessoas no momento em Xaxim, que iniciou com as irmãs franciscanas desde 1942, onde atendiam também Entre Rios, Lajeado Grande e Marema. Elas contribuíram com a educação por meio do antigo Colégio Imaculado Conceição, atualmente a Escola Gomes Carneiro e antigo o Imaculado Conceição das Irmãs, que também auxiliou no processo.

Além da Pastoral do Imigrante, a associação desenvolve o Projeto Vestindo Pequenos Brilhantes, onde voluntários leigos cuidam de mães gestantes e de bebês, oferecendo por três meses um kit para a criança e uma orientação para a mãe.


Outras Notícias
Alesc - Motivação - Mobile
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro