Close Menu

Busque por Palavra Chave

Irani tem mais de 70% da produção de papel e papelão ondulado oriundos da reciclagem

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/08/2023 10:22 - Atualizado em 08/08/2023 10:24
Divulgação Embalagens que foram utilizadas retornam ao processo produtivo em forma de aparas Embalagens que foram utilizadas retornam ao processo produtivo em forma de aparas

Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis, a Irani tem mais de 70% da produção nas unidades fabris de Santa Luzia, em Minas Gerais, e de Campina da Alegria, em Vargem Bonita, em Santa Catarina, oriunda da reciclagem de aparas. Todo esse material chega às unidades graças ao trabalho de grandes aparistas que compram o materiais recolhidos em supermercados, lojas, shopping centers e outros estabelecimentos por catadores que integram cooperativas.

Essa ação faz parte do que a Irani preza e desenvolve para contribuir com o meio ambiente, a sustentabilidade e fortalecer também a economia circular. Com uma produção integrada, ativos florestais próprios e energia autogerada, a companhia também se tornou uma referência no setor por seu compromisso constante com o desenvolvimento social e ambiental.

Os papéis de diversas linhas têm excelente estrutura e alta resistência física, o que possibilita a sua conversão em embalagens para transporte seguro e são 100% reciclados e recicláveis. “O papel de fibra longa de pinus, produzido pela Irani, pode ser reciclado aproximadamente até sete vezes. São papéis kraft e caixas de papelão ondulado, que voltam para o processo de produção”, destaca o gerente de Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade, Leandro Farina.

Em meio as aparas que chegam na companhia existem outros materiais como plástico e resíduos que não são aproveitados no processo produtivo do papel. Por isso, a Irani conta, desde 2011, com a primeira planta de reciclagem de plástico operando dentro de uma indústria de papel na unidade de Campina da Alegria, no Meio-Oeste de SC.

Os plásticos são retirados em meio às aparas de papel e papelão. Após a separação, os blocos de plástico misto são comercializados e podem ser aproveitados na fabricação de paletes, bancos, cruzetas de postes, mourões de cerca, telhas e solas de sapato e, assim, deixam de ser transportados para aterros, contribuindo com a meta dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), alinhados à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual a Irani é signatária e apoiadora desde 2020.

Entre eles, de zerar o envio de resíduos não perigosos para aterros. No ano passado, apenas 7,7% de todos os resíduos gerados nas unidades da companhia em Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo foram transportados para os aterros de suas regiões, ante 9,45% em 2021. Assim, 6,7 mil toneladas deixaram de ser enviadas para aterros.

Com a planta de reciclagem, o plástico transformou-se em mais uma opção de negócios para a Irani. Em 2022, por exemplo, foram mais de 1,3 mil toneladas de papel e plástico recicladas, uma média de 108 toneladas/mês, fortalecendo a economia circular em torno das unidades da empresa, além de ser uma ação com foco na sustentabilidade e no meio ambiente.

A IRANI

Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade.

Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro