Close Menu

Busque por Palavra Chave

Agricultores de SC estão proibidos de plantar soja após 29 de dezembro

Por: LÊ NOTÍCIAS
08/08/2023 10:39 - Atualizado em 08/08/2023 10:41
Divulgação Deputado Rafael Pezenti em reunião com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro Deputado Rafael Pezenti em reunião com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro

O deputado federal Pezenti (MDB) luta, em Brasília, para reverter a Portaria nº 840 do Ministério da Agricultura (MAPA). A norma, que estabelece os calendários de semeadura de soja referente à safra 2023/2024, apresenta grande impacto na região Sul do país e prejudica milhares de produtores catarinenses.

De acordo com o parlamentar, a nova regra estabelece um calendário de semeadura de 100 dias corridos para todas as regiões. A data limite para plantar o grão em Santa Catarina, nesta safra, é 29/12. O prazo, segundo ele, não é suficiente.

“Em Santa Catarina, nas regiões mais altas, a cebola é colhida até meados de janeiro, não tem como antecipar. A última estufada de fumo sai no final de janeiro. Como é que os pequenos agricultores vão fazer para plantar soja, se o único terreno que eles têm vai estar ocupado com essas culturas no dia 29 de dezembro, data limite que o governo estipulou? Mas não é só o pessoal da cebola e do fumo. Quem planta feijão na primeira safra, e milho para silagem, também é prejudicado”, explica o deputado.

Além de oficiar o MAPA, reforçando a solicitação dos Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Vegetal dos três estados do Sul, que querem um período mais elástico, permitindo o plantio até meados de fevereiro, Pezenti apresentará um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para sustar os efeitos da Portaria, e já começou a articular o apoio à proposta com parlamentares das bancadas dos estados afetados.

VAZIO SANITÁRIO

O calendário de semeadura é adotado como medida fitossanitária complementar ao período de vazio sanitário, com objetivo de reduzir o inóculo da ferrugem asiática da soja, considerada uma das mais severas doenças que incidem na cultura.

Em Santa Catarina, o vazio sanitário da soja, que dura 90 dias, coincide com a época mais fria do ano, e não acarreta problemas ao produtor. O impasse está na nova calendarização adotada pelo Governo Federal.

Até a safra passada, os catarinenses tinham 140 dias de prazo para semear a plantação. Com a nova portaria, este prazo foi diminuído para 100 dias.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro