Close Menu

Busque por Palavra Chave

SC abriga um dos maiores projetos da área de defesa em andamento no Brasil

Por: LÊ NOTÍCIAS
14/08/2023 09:19 - Atualizado em 14/08/2023 09:22
Divulgação Projeto vai construir quatro fragatas, embarcações que irão ajudar a Marinha do Brasil a garantir a soberania do território nacional e proteger as riquezas naturais do país Projeto vai construir quatro fragatas, embarcações que irão ajudar a Marinha do Brasil a garantir a soberania do território nacional e proteger as riquezas naturais do país

Ampliar e fortalecer o poder naval para proteção das nossas riquezas e defesa da soberania nacional. Esses são os objetivos do Programa Fragatas Classe Tamandaré, o mais inovador e moderno projeto naval do Brasil que está sendo desenvolvido integralmente no Estaleiro Brasil Sul, em Itajaí.

Na semana passada, o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, e o diretor de indústria, Anderson Anthony Linzmeyer, receberam o diretor presidente da Águas Azuis, Fernando Queiroz e a diretora de relações internacionais da Embraer, Verônica Prates.

O projeto vai construir quatro fragatas, embarcações que irão ajudar a Marinha do Brasil a garantir a soberania do território nacional e proteger as riquezas naturais do país. O Programa é formado a partir do Consórcio Águas Azuis, aliança entre thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e Atech, além do apoio da Marinha do Brasil.

O secretário da indústria, do comércio e do serviço, Silvio Dreveck, destaca que o projeto é estratégico para a indústria naval nacional que contempla transferência de tecnologia, qualificação de mão de obra e desenvolvimento da cadeia de fornecedores. “Não podemos esquecer que a construção do projeto em Itajaí vai gerar renda e trabalho para o Estado”.

ESTALEIRO EM ANDAMENTO


O estaleiro Brasil Sul (Antigo Oceana) é a base para a construção das fragatas da Classe Tamandaré. Ocupando uma área de 310 mil m² na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o estaleiro utiliza os mais modernos processos construtivos e instalações de última tecnologia.

O diretor de indústria, Anderson Anthony Linzmeyer complementa que a construção das fragatas deve envolver mais de 1000 funcionários. “O Estado trouxe tecnologia alemã para o desenvolvimento das embarcações, com certeza vamos atrair novas empresas à Santa Catarina mostrando o potencial que possuímos. Além disso, o estaleiro também merece destaque, foi projetado com padrões de sustentabilidade como, por exemplo, reuso de água de chuvas, ventilação e iluminação natural, além de uma área verde adjacente de 55 mil m². “, destaca.

FRAGATAS CLASSE TAMANDARÉ

As fragatas classe Tamandaré terão 107,2 metros de comprimento, boca máxima de 15,95 metros, deslocamento de 3,5 mil toneladas, sensores de última geração, além de excepcional estabilidade e adaptabilidade, com centro de sobrevivência “two island philosophy”, projeto modular para múltiplos usos, conferindo alta capacidade de combate e resiliência no mar.

A capacidade é para 136 tripulantes, mais um helicóptero, capaz de realizar operações antissubmarino, e um drone, veículo não tripulado, com capacidade para pouso e decolagem verticais.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro