Close Menu

Busque por Palavra Chave

Após pressão, Governo Federal deve rever calendário para o plantio da soja

Divulgação Posteriormente à pressão dos deputados federais, o Governo Federal acatou o apelo de Pezenti e encontrou um meio termo para solucionar o problema Posteriormente à pressão dos deputados federais, o Governo Federal acatou o apelo de Pezenti e encontrou um meio termo para solucionar o problema

Os três estados do Sul, impactados pela Portaria n° 840 editada no dia 07 de julho pelo Ministério da Agricultura, deverão ter um prazo diferenciado para a semeadura de soja na safra 2023/2024. O anúncio deve ser feito nos próximos dias, de acordo com o deputado federal Rafael Pezenti (MDB).

O deputado havia criticado na semana passada a nova norma estabelecida pelo Governo, alegando que o calendário de plantação encurtado de 140 para 100 dias, inviabilizaria a chamada “safrinha” de pequenos agricultores. Pela Portaria, produtores estão proibidos de plantar o grão depois do dia 29/12 em Santa Catarina.

Após a pressão dos parlamentares no Congresso Nacional, e de Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Vegetal dos estados afetados, o Governo Federal acatou o apelo de Pezenti e encontrou um meio termo para solucionar o problema.

Uma nova Portaria regionalizando o calendário de plantio da oleaginosa, tornando os prazos mais elásticos para o estado, deve ser publicada pelo Ministério da Agricultura. A expectativa é de que isso ocorra já na próxima semana.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro