Close Menu

Busque por Palavra Chave

Biguaçu promove mutirão e zera fila de espera pela cirurgia de vasectomia

Prefeitura de Biguaçu A ação deve beneficiar 162 homens, reduzindo em 100% o número de pacientes que aguardavam pelo procedimento A ação deve beneficiar 162 homens, reduzindo em 100% o número de pacientes que aguardavam pelo procedimento

Fila de espera zerada! A Prefeitura de Biguaçu firmou parceria com o Hospital Regional Helmulth Nass para, até o final deste mês de agosto, realizar todas as vasectomias encaminhadas para a unidade. A ação deve beneficiar 162 homens, reduzindo em 100% o número de pacientes que aguardavam pelo procedimento não só no município, mas também em outras cidades da Grande Florianópolis.

A iniciativa do mutirão de cirurgias partiu da Secretaria Municipal de Saúde, que, ao avaliar a situação da lista de usuários solicitantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e constatar que alguns estavam esperando por uma resposta há mais de dois anos, prontamente buscou uma forma de acelerar o processo.

Tendo em vista que a maior parte dessas pessoas dependia apenas de uma consulta com o urologista, especialidade com alta demanda, para receber a liberação para a operação e que a avaliação também poderia ser realizada por um cirurgião-geral, o setor de Regulação do Município transferiu os pacientes de uma lista de atendimentos para a outra e começou a realizar os contatos para agendamento.

Além de passar pela examinação de um médico, os homens também precisaram registar um termo de consentimento em cartório, com 60 dias de antecedência ao procedimento.

Segundo a secretária de Saúde, Magali Eliane Pereira Prazers, “antes de iniciarmos o mutirão, há duas semanas, tínhamos uma lista de 192 pacientes aguardando pelo procedimento, alguns desde o ano de 2020. Uma espera que não condiz com a complexidade da cirurgia de vasectomia, que é simples, rápida e de baixo custo. Diante disso, reunimos a equipe técnica da Secretaria e, a partir de levantamentos, que também apontaram 30 desistências, conseguimos de forma planejada e organizada acabar com essa demanda reprimida”.

Em colaboração à ação, o Hospital Regional de Biguaçu cedeu toda a estrutura necessária para realização das cirurgias, como explica o diretor administrativo da unidade, Gabriel Scalcon. “O Helmulth Nass já abrange uma certa demanda, através do contrato de atendimento regionalizado, mas com o recebimento de um novo recurso e parceria do Município, conseguimos ampliar a cobertura para este tipo de operação, garantindo toda a assistência, desde os insumos até a disponibilidade de pessoal”.

Após o mutirão, quem tiver interesse em saber mais e/ou passar pela vasectomia, através do Sistema Único de Saúde (SUS), deve procurar as equipes das UBS do município.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro