Close Menu

Busque por Palavra Chave

Jorge Goetten coordena audiência sobre impacto da taxa de juros nos pequenos negócios

Por: LÊ NOTÍCIAS
16/08/2023 11:12 - Atualizado em 16/08/2023 11:13
Divulgação Debate sobre o impacto da alta taxa de juros Debate sobre o impacto da alta taxa de juros

Nesta terça-feira (15), o deputado federal catarinense Jorge Goetten (PL) coordenou uma audiência pública que debateu o impacto da taxa de juros e da inflação sobre as micro e pequenas empresas. A discussão aconteceu na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Federal.

O deputado catarinense tem demonstrado preocupação com a trajetória da elevação da taxa de juros no País. “O Brasil é recordista e tem a maior taxa de juros reais do mundo. Isso desencoraja os investimentos e torna o crédito mais caro, tanto para as empresas quanto para o cidadão, para as nossas famílias. Por isso a importância e a urgência de debater e aprofundar o tema com entidades do setor”, justificou Goetten.

DIÁLOGO COM ENTIDADES DA ÁREA

O presidente da Fecomércio/SC, Hélio Dagnoni, apontou que o índice de dificuldade empresarial é diretamente afetado pelo ambiente econômico. “Os empresários sinalizam que a inflação e a perda de poder de compra dos consumidores são dois dos principais fatores que mais dificultam a atividade dos empresários de pequeno porte”.

O presidente da Confederação Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (COMICRO), José Tarcísio da Silva, alertou para a questão da renegociação de dívidas . “É importante que se faça uma espécie de ‘Desenrola’ para os pequenos empreendedores que se encontram em situação de inadimplência. A maioria não pagou porque não tinha condições. Teve que vender bens pra tentar quitar dívidas”.

Joaquim Donizete, diretor da Micro e Pequena Empresa do Ministério do Desenvolvimento, alertou que os pequenos negócios vão sofrer cada vez mais com a taxa de juros. “A gente entende que a solução tem que ser algo construído com o sistema financeiro”.

POSIÇÃO DO BACEN

O Banco Central, por sua vez, foi representado pelo Diretor de Relacionamento, Maurício Costa de Moura, que explicou que a entidade tem feito um “pouso suave” no combate à inflação e tem considerado a atividade das pequenas empresas neste movimento.

Para justificar, usou a pandemia como exemplo. “Naquela época, se não tivéssemos considerado a atividade dos pequenos negócios, com a inflação que se tinha, a taxa Selic teria facilmente batido os 20%”, explicou.

Dentre as entidades participantes da audiência, também estiveram a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Confederação das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), a Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (Abipag), Sebrae e BNDES.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro