Representantes dos 21 aeroportos e prefeitos dos municípios catarinenses participaram da reunião de alinhamento do Plano Aeroviário de Santa Catarina (Paesc). O encontro teve o objetivo de preparar os envolvidos para as etapas seguintes do trabalho que está sendo realizado pelo LabTrans/UFSC.
“Nós queremos identificar o papel de cada aeroporto dentro do sistema aeroviário do Estado. O Paesc irá nos ajudar a identificar demandas e planejar o desenvolvimento do setor para os próximos anos”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, que lembra que o último plano foi elaborado em 1989.
O trabalho de elaboração do Paesc envolve análises socioeconômicas, de demandas por transporte aéreo e de infraestrutura. O resultado deve apresentar projeções de demandas de passageiros, de aeronaves e de carga aérea, identificar vocações e funções para cada um dos aeroportos, apontar diretrizes aeroportuárias e ambientais, planejamento de infraestrutura e de desenvolvimento da rede estadual de aeroportos.
Os técnicos e pesquisadores do LabTrans/UFSC visitarão todos os aeroportos do estado para realizar a coleta de dados socioeconômicos e de infraestrutura. Os representantes dos aeroportos e das prefeituras que participaram do encontro de forma presencial ou on-line já puderam sanar algumas dúvidas sobre as informações que deverão prestar.
“É um trabalho em várias frentes e que será fundamental para o melhor planejamento por Santa Catarina”, acrescenta Martins.
O Governo de Santa Catarina e a Spaf estão investindo R$ 1,4 milhão no Paesc que deverá ser concluído no primeiro semestre de 2024.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro