Close Menu

Busque por Palavra Chave

Deputado Valduga cria projeto de turismo religioso e festas comunitárias

Por: LÊ NOTÍCIAS
21/09/2017 11:33
Reunião que debateu dois projetos em tramitação na Assembleia Legislativa aconteceu no Santuário de Santa Paulina (Foto: Assessoria do deputado Valduga) Reunião que debateu dois projetos em tramitação na Assembleia Legislativa aconteceu no Santuário de Santa Paulina (Foto: Assessoria do deputado Valduga)

Uma reunião de trabalho para debater os caminhos para a aprovação do Projeto de Lei 124.1/2013, de autoria da deputada Angela Albino (PCdoB), que institui a Política Catarinense de Turismo Religioso, e o Projeto de Lei 126.3/2017, de autoria do deputado Cesar Valduga (PCdoB), que declara as festas e feiras tradicionais das comunidades como patrimônio cultural imaterial do Estado.

O texto que trata sobre turismo religioso propõe diretrizes para o fomento, conservação, investimentos em infraestrutura e capacitação da comunidade do entorno dos santuários para atuar no atendimento aos fiéis e romeiros. A proposta também prevê medidas de preservação do meio ambiente, a realização de um inventário do patrimônio turístico religioso e a elaboração de um Plano Estadual de Turismo Religioso.

Sobre as feiras e festas tradicionais das comunidades, a intenção é implementar o princípio da razoabilidade nas ações de fiscalização. “As festividades comunitárias são singelas e comportam especificidades no preparo dos alimentos e organização. Tentar aplicar à elas as mesmas exigências e rigor dados a eventos de grande porte é inviabilizar sua realização”, explica Valduga, autor da matéria.

Participaram da reunião o arcebispo metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, reitores de onze santuários catarinenses, o secretário de turismo de Nova Trento, Sálvio Osmar Tonini, além do deputado Cesar Valduga.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro