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Florianópolis encerra primeira etapa da Beira-Mar Sul

Nova ciclovia e passeio ganharam iluminação pública com luminárias do tipo led
Por: LÊ NOTÍCIAS
17/08/2023 11:07 - Atualizado em 17/08/2023 11:08
Prefeitura de Florianópolis Iniciados em meados de fevereiro, os trabalhos que implicaram na instalação de 283 postes, com uma luminária do tipo led cada Iniciados em meados de fevereiro, os trabalhos que implicaram na instalação de 283 postes, com uma luminária do tipo led cada

A Prefeitura de Florianópolis encerrou nesta última semana a primeira etapa da transformação da Via Expressa Sul, a Rodovia Governador Aderbal Ramos da Silva (SC-401), em um novo conceito de via, a Beira-Mar Sul. É que foi concluída a execução da iluminação pública da nova ciclovia e passeio implantados no lado esquerdo da via, na direção do Sul da Ilha. Isso, nos 5,2 km de extensão entre o túnel Antonieta de Barros, no Saco dos Limões, e o trevo da Seta, na Costeira do Pirajubaé, na região central da cidade, amplamente revitalizados e requalificados pela administração municipal no ano passado. Os serviços foram conduzidos pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura.

A iluminação pública da ciclovia de concreto armado bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) e do passeio com acessibilidade representou um investimento na ordem de R$ 1,3 milhão. Iniciados em meados de fevereiro, os trabalhos que implicaram na instalação de 283 postes, com uma luminária do tipo led, cada, foram executados pela empresa especializada Red Energy Comércios e Serviços Ltda – EPP.

Ao todo, então, foram investidos nessa primeira etapa da transformação da Via Expressa Sul em Beira-Mar Sul R$ 12,3 milhões. Afinal, o trecho contemplado teve os 10,4 quilômetros correspondentes às duas pistas de mão dupla da rodovia – sendo que cada pista tem três faixas, somando seis faixas – repavimentados e com sinalização viária renovada. Antes disso, ganhou sistema de drenagem nos oito pontos da via onde se fazia necessário, a fim de evitar acúmulo de água da chuva nas pistas, e fresagem (raspagem do asfalto velho) para maior aderência da nova capa asfáltica.

Além do novo pavimento asfáltico mais condizente ao tráfego pesado, e a ciclovia e o passeio que deram mais segurança aos ciclistas e pedestres, a rodovia estadual ganhou tratamento paisagístico com a plantação de mudas ornamentais e árvores nativas e frutíferas. E ainda serviço de limpeza pública contínuo com os meios-fios capinados, e os três canteiros centrais podados e roçados, de forma rotineira.

Para o Secretário de Transportes e Infraestrutura do município, Eng. Rafael Hahne, esse tipo de ação deve ser cada vez mais frequente: “as rodovias em Florianópolis precisam ter esse olhar, essa adaptação pra vias mais urbanas, com diferentes modais buscando mais qualidade e conforto para seus usuários”.


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