A comunidade do Distrito de Vila Diadema recebeu na quinta-feira (21) os vereadores xaxinenses para realização de Sessão Itinerante, que aproxima cada vez mais a população do Poder Legislativa, dando voz aos anseios dos moradores de cada localidade, além de cumprir seu papel de legisladores e fiscalizadores.
Escola e Ceim
A reivindicação da Escola é pela construção de um espaço novo, tendo em vista que o local não possui biblioteca apropriada e nem sala de informática, pois precisou ser adequada para sala de aula. Além disso, a quadra de esportes não é coberta e o ginásio, recém construído próximo ao Posto de Saúde, falta o piso e as paredes.
Já o Ceim possui problemas de infiltração, falta de espaço, principalmente nos banheiros, onde a máquina de lavar roupas fica junto ao sanitário das crianças. Conforme explicou a diretora responsável tanto pela Escola, quanto pelo Ceim, Ester Provensi, o ideal seria a construção de um único espaço para abrigar as crianças e adolescentes, pois a escola existe desde 1962 e na área que está, não permite ampliação, pois parte o educandário está em cima da área do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Posto de Saúde
Para o Posto de Saúde, foi solicitado pelo Conselho de Saúde durante reunião a contração de mais uma agente comunitária de saúde para as áreas descobertas e que sejam instaladas grades nas janelas em função dos seguidos roubos que acontecem no local. Além disso, o presidente do Conselho, Olinto Biasi, solicitou que não haja o fechamento daquela Unidade de Saúde, conforme boatos do interesse por parte da administração municipal.
Depósito de bens inservíveis
Conforme sugeriu o presidente do Poder Legislativo Xaxinense, Agenor Junior Maier, que a administração faça um leilão dos materiais que estão lá e o local seja adequado para instalação de quatro ou seis empresas pequenas que atualmente pagam aluguel e que possam se instalar lá gerando emprego e renda aos moradores da Vila Diadema.
Na área industrial da linha São Jorge há três empresas instaladas: Adubasul, Sonotop e Fábrica de Móveis Peretti. Em todos os locais visitados, a solicitação foi de asfaltamento da via, pois em dias de sol, a poeira é muita e nos dias chuvosos o barro dificulta o trânsito de veículos, principalmente caminhões pesados. Além disso, outra reivindicação é pela melhoria na iluminação pública e a retirada dos postes do meio rua, pedido inclusive que já foi feito pela Câmara de Vereadores.
ETA da Casan e empresas às margens da BR-282
Os vereadores também visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Casan. Lá, conheceram todo o sistema de captação de água do rio Jacutinga. As empresas visitadas ao lado da BR-282 foram Turelli Comércio de Peças, Metasul e Baggio. Conheceram o ramo de atividade de cada uma e as dificuldades enfrentadas no setor. Conversaram com os proprietários e desejaram sucesso na caminhada.
Sessão Itinerante
À noite, durante da Sessão Itinerante, representantes da comunidade fizeram o uso da palavra. Rudinei dos Santos falou em nome dos moradores, que pediram melhorias nas estradas e acesso ao Distrito, alteração de nomes de ruas e colocação de placas indicativas para facilitar o trabalho dos correios, adequação na coleta de lixo e reestruturação da iluminação pública, que está deficitária. Além disso, a comunidade solicitou rondas policiais naquela comunidade com mais frequência e no lazer, viabilidade para utilização do espaço físico que pertence à prefeitura, anexa ao CTG Marca da Ferradura, para construção de uma praça de recreação para todas as idades.
Agenor Junior Maier, presidente do Poder Legislativo Xaxinense, primeiramente esclareceu que o vereador não tem poder de execução, ele pode indicar ao Poder Executivo e cabe ao prefeito e secretários executar o trabalho. “A Câmara estará lutando e cobrando para que as reivindicações sejam atendidas e a comunidade não fique desassistida. “A comunidade precisa estar unida, lutando por melhorias tanto de infraestrutura, como na escola, CEIM e unidade de saúde, jamais aceitando que serviços sejam retirados do Distrito”.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro