Lê Notícias - Região - BRDE reforça compromisso com o desenvolvimento...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

BRDE reforça compromisso com o desenvolvimento sustentável em evento internacional

Juliana Roll Banco representa Santa Catarina entre as instituições de fomento na Cúpula Financeira Comum (FiCS), na Colômbia Banco representa Santa Catarina entre as instituições de fomento na Cúpula Financeira Comum (FiCS), na Colômbia

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) participa esta semana da quarta edição da Cúpula Financeira Comum (FiCS) sediada em Cartagena, Colômbia. O evento reúne os principais protagonistas globais do financiamento sustentável e tem como objetivo reforçar a coordenação e colaboração entre a rede mundial de Bancos Públicos de Desenvolvimento (PDBs), governos de alto nível, delegados de organizações internacionais, representantes do setor privado e a sociedade civil para promover o desenvolvimento e alinhar os fluxos financeiros com a Agenda 2030 e o Acordo de Paris.

O presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, representa o banco com a participação em dois painéis. "O BRDE está empenhado em promover o desenvolvimento sustentável na nossa região e em todo o país. Este evento global nos proporciona uma plataforma valiosa para compartilhar experiências, estabelecer parcerias e aprender com outros líderes em financiamento sustentável. Estamos comprometidos em alinhar nossas operações com os ODS e em contribuir para um futuro mais equitativo e inclusivo", ressalta.

O evento é uma oportunidade para o BRDE e outros bancos públicos de desenvolvimento abordarem discussões sobre inovações em financiamento para o desenvolvimento sustentável e abordagens para resolver desafios sociais prementes. O evento compreende um total de seis sessões plenárias, quinze workshops, cinco painéis de discussão e seis eventos paralelos focados em mudanças climáticas.

As sessões plenárias e os workshops abordam quatro temas principais: Pequenas e Médias Empresas (PME) e Inclusão Financeira, Clima e Biodiversidade, Infraestruturas Sustentáveis e Agenda Institucional da Banca Pública. Além disso, as discussões também englobam quatro questões transversais: Integração Social e Impacto no Desenvolvimento, Mobilização de Capital Privado para os ODS, Colaboração da Banca Pública com a Sociedade Civil e Inclusão dos Direitos Humanos, e a Perspectiva da América Latina e do Caribe.

ALINHAMENTO GLOBAL

O BRDE demonstra seu compromisso com a responsabilidade ambiental, social e de governança por meio de sua Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática. A instituição busca incorporar temas de sustentabilidade e desenvolvimento em todas as suas atividades e processos, alinhando-se com a Agenda 2030 das Nações Unidas, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os princípios do Pacto Global.

Em 2023, cerca de 80% das operações contratadas pelo BRDE estão alinhadas com pelo menos um dos ODS. Além disso, projetos verdes que promovem a produção e consumo sustentáveis, ação climática positiva, reciclagem, tratamento de resíduos e agricultura de baixo carbono também receberam financiamento. A igualdade de gênero é outro alinhamento, com o Programa BRDE Empreendedoras do Sul direcionando recursos para projetos alinhados com o ODS 5.

“O BRDE continua sua jornada para se tornar um Banco Verde, oferecendo linhas de crédito para projetos sustentáveis e promovendo a economia verde. Essa iniciativa é parte integrante da visão de futuro da instituição, que busca gerar prosperidade duradoura, inclusiva e de alta qualidade de vida para todos, enquanto preserva o meio ambiente. Atuando como uma instituição financeira pública de fomento, o BRDE oferece financiamentos de longo prazo para investimentos, transformando projetos em realidades e promovendo a competitividade de empreendimentos de todos os portes”, reforça Kleinübing.

O FiCS

O FiCS é uma iniciativa lançada na França em 2020, congregando mais de 520 bancos públicos de desenvolvimento de todas as regiões, bem como redes regionais, organizações internacionais, representantes do setor privado, academia, organizações da sociedade civil e atores locais. Trata-se da cúpula mundial da Banca Pública de Desenvolvimento, com o objetivo de alinhar o sistema financeiro global com o Acordo de Paris, promovendo o financiamento sustentável por meio de soluções financeiras inovadoras, contribuindo assim para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Outras Notícias
Crea Julho
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro