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Chapecó registra aumento no cesto de produtos básicos em setembro

The Grand Cheese Master/Unsplash Tomate e a banana tiveram os maiores aumentos de preço, enquanto o álcool líquido e o açúcar cristal tiveram reduções Tomate e a banana tiveram os maiores aumentos de preço, enquanto o álcool líquido e o açúcar cristal tiveram reduções

Pesquisa feita pelo curso de Ciências Econômicas da Unochapecó, em parceria com o Sicom, nos dias 04 e 05 de setembro, registrou aumento de 1,88%. O consumidor chapecoense agora necessita de 1,70 salários mínimos para adquirir o cesto, diferente do mês passado, quando precisava de 1,66 salários.

Neste mês a variação monetária no custo do cesto básico foi de R$ 41,28, comparada com agosto, quando o valor necessário para adquirir o cesto era de R$ 2.196,54 e neste passou para é R$ 2.237,82. Já na comparação com os últimos 12 meses, houve aumento de 3,39%, uma vez que em setembro de 2022 o custo total do cesto era de R$ 2.164,54.

Dos 57 produtos pesquisados, o que teve a maior elevação de preço foi o tomate, com 31,43%, em seguida a banana nanica, com 30,39%. O produto com maior redução foi o álcool líquido, com 13,92%, e em seguida o açúcar cristal, com redução de 12,08%.

O estudo também contemplou a cesta básica de 13 produtos que obteve aumento, q de 4,94% em relação ao mês de agosto. No mês anterior, a cesta custava R$ 515,90 e neste mês o custo da cesta básica aumentou para R$ 541,39. Com este aumento no custo da cesta básica, os consumidores agora precisam de 0,41 salários mínimos para adquirir esses produtos, enquanto no mês de agosto era necessário 0,39 salários mínimos.


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