Close Menu

Busque por Palavra Chave

Deputado Jorge Goetten apresenta projeto Carbono Zero no Dia da Árvore

Divulgação Catarinense quer implantar medida para diminuir a emissão de carbono na Câmara dos Deputados Catarinense quer implantar medida para diminuir a emissão de carbono na Câmara dos Deputados

Uma proposta do deputado federal Jorge Goetten (PL) quer fazer com que toda a Câmara dos Deputados compense a emissão de carbono com o plantio de árvores em áreas públicas. O projeto foi apresentado nesta quinta-feira (21), em alusão ao Dia da Árvore.

Segundo o deputado, o Brasil está na contramão das demais nações no que diz respeito ao combate à produção de gás carbônico. Mais de 2 bilhões de toneladas de dióxido de carbono são lançadas na atmosfera todos os anos só no Brasil, segundo relatório do Observatório do Clima.

“Antes de exigir da sociedade, vamos ser protagonistas e fazer o dever de casa, dando o exemplo para os demais poderes, órgãos públicos e pra população”, aponta o deputado.

Conforme o projeto, deverá ser realizado um levantamento apontando os índices de emissão na Câmara Federal. Também está prevista a criação de uma comissão com 25 membros para implementar e fiscalizar o programa. Os recursos para funcionamento do projeto serão da própria Câmara.

Além do plantio, a compensação poderá ser feita de outras maneiras, como a compra de créditos de carbono. Além disso, a Casa Legislativa deve privilegiar a contratação de empresas que tenham ações voltadas à sustentabilidade.

125 ÁRVORES PLANTADAS

O projeto Carbono Zero não é novidade para o deputado proponente. Entre 2020 e 2021, quando assumiu uma vaga de suplência na Câmara Federal, o parlamentar implantou o programa em seu gabinete de Brasília.

Depois de fazer o levantamento da emissão de carbono, a ação culminou com o plantio de 125 árvores no município de Itajaí, Santa Catarina. A quantidade compensou a emissão pelo período de um ano. “Eu fiz e posso comprovar que não é difícil, não é caro e pode ser perfeitamente feito por todos os parlamentares da Câmara Federal”, justifica.

Se todos os deputados implantarem o projeto e compensarem a emissão, mais de 64 mil árvores seriam plantadas em um ano.

DESASTRES CLIMÁTICOS

“Todos os eventos do clima, como as enchentes e o calor excessivo que está fazendo em todo o Brasil, servem como um alerta pra gente repensar nossa relação com o meio ambiente”, explica Goetten.

Embora seja essencial para a vida na Terra, o carbono é uma das causas principais para as mudanças climáticas, principalmente o dióxido de carbono e o metano, que absorvem radiação infravermelha e ocasionam o aquecimento global.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro