Close Menu

Busque por Palavra Chave

Outubro Rosa promove conscientização reforçada em Criciúma

Freepik Prefeitura de Criciúma inicia a campanha Outubro Rosa com ações de conscientização sobre câncer de mama e colo do útero, com ênfase em acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento Prefeitura de Criciúma inicia a campanha Outubro Rosa com ações de conscientização sobre câncer de mama e colo do útero, com ênfase em acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento

Com a visão de “Comece Por Você, Continue Pelos Que Ama”, a Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a campanha Outubro Rosa e intensificou as ações de conscientização sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero.

Nesta semana, a primeira iniciativa da campanha contou com discussões e atividades realizadas no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris. A campanha visa proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento do câncer de mama e do câncer do colo do útero, contribuindo para a redução da mortalidade em Criciúma.

“Solicitamos, sempre, que se faça uma busca ativa da família, daqueles que muitas vezes não acabam indo para a unidade de saúde. Vocês têm um papel fundamental de conscientizar, de falar. Não é só no mês de outubro, é em todos os meses do ano, em todos os dias do ano, que é possível fazer um trabalho para diminuir a mortalidade. Todas as unidades de saúde têm condições de atender ainda mais e melhor”, frisou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Durante o mês, a prefeitura promoverá ações alusivas ao Outubro Rosa em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Santo Agostinho Complexo de Saúde, localizado no distrito do Rio Maina, entre outros locais. “É preciso conhecer a história, o porquê desse movimento Outubro Rosa. Por isso, organizamos junto à Residência Multiprofissional, uma exposição no Paço Municipal, contando o contexto do mês rosa e a história dos cânceres de mama e de colo do útero, compreendendo a importância desse grande movimento em prol a saúde da mulher”, destaca a gerente de Educação Permanente em Saúde e Humanização da Secretaria Municipal de Saúde, Daiane Mendes de Assis Réus.

De acordo com Daiane, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. “A taxa de mortalidade ajustada por idade pela população mundial foi de 11 mil óbitos em 100 mulheres, em 2021. Em Criciúma, em 2023, o total de óbitos em mulheres, de 10 a 49 anos, é de 56 óbitos, das quais 18 mulheres morreram em decorrência do câncer de mama e quatro mulheres devido ao câncer de colo do útero. Ou seja, 32% dos óbitos em mulheres em Criciúma ocorreram em virtude do câncer de mama”, evidencia. A gerente reforça, ainda, que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece todos os cuidados necessários às mulheres.

PROGRAMAÇÃO

  • 28/10 (Sábado), das 13h às 17h: todas as UBSs estarão abertas ofertando consultas de enfermagem, coletas de preventivo, solicitações de mamografias (conforme necessidade e protocolo municipal), vacinação, e orientações.
  • 02/10 a 31/10, das 8h às 17h: todas as UBSs promoverão ações de educação/orientações.
  • 02/10 a 31/10: o Santo Agostinho Complexo de Saúde ofertará, para mulheres em aguardo de atendimentos na Atenção Especializada, orientações, avaliação fonoaudiologia domiciliar (para pacientes acamadas em fila de espera de fonoaudiologia), preventivo em empresas (por agendamento com as empresas interessadas), auriculoterapia, quick massagem, fisioterapia uroginecológica (para pacientes em fila de espera encaminhadas via UBSs), e pilates (para mulheres encaminhadas pelos profissionais das UBSs. Demanda livre em todos os dias do mês, às 11h.

Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro