Close Menu

Busque por Palavra Chave

Unochapecó celebra Outubro Rosa em parceria com a Rede Feminina

Por: LÊ NOTÍCIAS
09/10/2023 11:03 - Atualizado em 09/10/2023 11:06
Unochapecó Evento de abertura abordou a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero Evento de abertura abordou a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero

O Outubro Rosa é celebrado nacionalmente desde 2002, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da prevenção no diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer de mama e colo de útero. Trata-se de um período de união em torno da saúde da mulher, que lembra a todos que a prevenção é o caminho para a vida e a esperança. Na Unochapecó, a importante parceria entre os cursos da Escola da Saúde e a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) trouxe o tema à baila em um evento repleto de afeto, acolhida e conhecimento.

Na noite de quinta-feira (05/10), o Salão Nobre recebeu a comunidade acadêmica e convidados mais que especiais para o evento que marcou, de forma oficial, a abertura do Outubro Rosa na Unochapecó. Além de acadêmicos, técnicos e docentes, também somaram forças ao evento a Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital Regional de Chapecó, o Hospital da Unimed Chapecó, a RFCC e as mulheres do Grupo Programa Viver Melhor (Provim).

Neste ano, o Outubro Rosa vem acompanhado do slogan ‘O amor floresce e a prevenção acontece’. A campanha tem como símbolo as abelhas, que dançam a sinfonia da vida na missão de polinizar ao afagar as flores e levar cor ao mundo. O pólen, como poesia, é espalhado, nutrindo a terra e gestando futuras melodias. A importância das abelhas é a canção da renovação, a poesia da abundância, a dança da resiliência.

Para dar as boas-vindas a todos os presentes e iniciar a programação da noite, a professora Jucimar Frigo ressaltou a cooperação entre os cursos da Escola da Saúde e das entidades que atuam no município. A docente destacou que o Outubro Rosa é uma das maiores estratégias de cuidado singular à saúde das mulheres do Brasil, e que o câncer de mama, por exemplo, tem mais de 90% de possibilidade de cura quando detectado precocemente.

“A campanha do Outubro Rosa é o maior sinalizador do ponteiro da palavra. Os dados mostram que durante o período de outubro o número de exames preventivos do colo do útero e mamografia simplesmente triplicou. Isto quer dizer que as nossas ações de informar para conscientizar e para transformar funcionam. Estamos no caminho certo quando levamos à tona esta temática. É justamente por meio do rastreamento precoce do câncer de mama pela mamografia e pelo exame clínico das mamas e também pelo rastreamento do exame preventivo é que conseguimos minimizar a incidência de mortalidade das mulheres do Brasil”, afirmou.

A vice-reitora e pró-reitora de Graduação da Unochapecó, professora Silvana Muraro Wildner, relatou de forma emocionada o orgulho que sente ao ver a força desse movimento na Instituição. Silvana também fez um apelo às mulheres presentes para que não deixem de lado o autocuidado: “nós mulheres temos este papel de cuidar, e só podemos cuidar quando estamos bem cuidadas”.

“O envolvimento dos nossos alunos e do nosso corpo docente nos dá a certeza de estarmos cada vez mais próximos da comunidade, na busca da solução de problemas. Trabalhei durante 25 anos na rede pública de saúde e conheço as preocupações. Então, parabenizo o trabalho que é feito no Sistema Único de Saúde, onde muitas vezes as críticas chegam antes dos elogios, mas são muitas vidas salvas por este trabalho. Aos nossos estudantes da área da saúde, gostaria de dizer que sem demora essa universidade irá conferir a vocês um diploma que lhes confere o direito de cuidar de outro ser humano. Quando fizerem isso, eu peço, façam aos olhos da ciência, da técnica, mas também com os olhos do coração. Acolham a pessoa, suas dores, sua doença, sua saúde e devolvam à ela aquilo que elas vieram buscar quando vieram encontrar vocês”, relatou.

CUIDADO EM PAUTA

A abertura do evento foi marcada pela apresentação da musicista Eduarda Breancini, estudante de Farmácia, que encantou a todos com uma interpretação no piano. A primeira mesa de debate do evento teve como tema ‘O amor floresce e a prevenção acontece’, com a participação de Mileyne de Oliveira, psicóloga especialista em oncologia; Felipe Antônio Schleicher, farmacêutico oncologista; Naraiane Fermino Schleicher, enfermeira oncologista; e Keli Secchi, nutricionista oncologista. A mediação foi da professora Lilian Caroline Bohnen.

A seguir, o desfile de moda com as peças do Brechó da Rede Feminina encantou a todos não apenas com a beleza do vestuário, mas também com a beleza das ‘modelos’: mulheres que integram o Grupo Provim e venceram o câncer com muita garra e amor. Após esse momento de emoção, foi realizada uma roda de conversa sobre o tema ‘Compreendendo o câncer: vivências da doença’. A mesa reuniu a educadora física Janaína Carletti, a nutricionista Jéssica Zanchetta, a também nutricionista Roberta Taglietti e a biomédica Lara Saldanha, com mediação da professora Beatriz Bonadimann.

O evento foi encerrado com a divulgação dos resultados do concurso cultural Pink Day e com o Chá Rosa, promovido pelo quarto período de Gastronomia da Unochapecó, sob orientação do professor Andrei Potrich.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro