Close Menu

Busque por Palavra Chave

São José abre programação do Outubro Rosa com palestra de prevenção e conscientização

Prefeitura de São José Ações enfatizam a importância da prevenção e detecção precoce, além de compartilhar histórias inspiradoras e oferecer suporte aos servidores da saúde Ações enfatizam a importância da prevenção e detecção precoce, além de compartilhar histórias inspiradoras e oferecer suporte aos servidores da saúde

Mantendo o compromisso com a saúde e o bem-estar dos servidores, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária (Visa), promoveu, na tarde de quarta-feira (11), uma palestra especial em alusão ao “Outubro Rosa”, campanha mundialmente reconhecida de conscientização sobre o câncer de mama. O evento, direcionado aos profissionais da pasta, teve como objetivo reforçar a importância da prevenção e detecção precoce da doença e abriu oficialmente a programação da Campanha Outubro Rosa no Município.

A palestra foi ministrada por uma especialista em hormônios, que trouxe informações atualizadas, dados estatísticos e medidas preventivas. Além disso, foram compartilhadas histórias inspiradoras de superação e a relevância do apoio familiar e profissional no processo de tratamento.

O evento contou com momentos de interatividade, permitindo que os servidores esclarecessem dúvidas e compartilhassem experiências pessoais relacionadas ao tema. Para a diretora da Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna, é fundamental que as instituições promovam esses momentos de reflexão e informação. “Muitos de nós não temos o câncer, mas temos familiares ou amigos que o enfrentaram, e a sensibilização nos ajuda a abordar o tema de forma mais empática e proativa”.

A diretora da Vigilância Sanitária, Mabel Ziegler, destacou a importância de trazer essa conscientização para o ambiente de trabalho. “A saúde começa com a informação. Estamos em uma posição onde cuidamos da saúde pública, e é nosso dever começar cuidando da nossa própria equipe”, salientou.

A palestra faz parte de uma série de ações que Secretaria de Saúde está realizando durante o mês de outubro, reforçando seu compromisso não apenas com a saúde da população, mas também com o bem-estar de sua equipe. Entre as ações previstas, está a intensificação dos atendimentos voltados à Saúde da Mulher nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Durante o mês também serão promovidas atividades de prevenção e promoção à saúde da mulher nos grupos de saúde atendidos pelas Equipes Multiprofissionais (Emulti), desenvolvidas pelos residentes nas UBS Roçado, Real Parque, Serraria e Forquilhas.

Na terça-feira (17), a Secretaria de Educação irá promover uma palestra para os profissionais da rede. Será realizada ainda uma roda de conversa sobre coleta e laudo de exame citopatológico do colo do útero, para os enfermeiros da rede municipal no dia 18, das 13h às 17h, no auditório Norte da Prefeitura, ministrada por Marcele Glir Pechebela (farmacêutica analista clinico).

Para o encerramento da campanha, no dia 27, às 9h, está programada uma caminhada com piquenique e atividades recreativas ao final do trajeto. A saída para a caminhada será em frente à Prefeitura e a atividade tem como público-alvo os servidores municipais e a população em geral.

Dia 28, a Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Atenção á Terceira Idade, fará uma caminhada com saída do Cati (Centro de Atenção a Terceira Idade) e uma roda de conversa, para os participantes.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro