Em 2023, a Black Friday será no dia 24 de novembro. A data é comemorada sempre na última sexta-feira de novembro, e vários estabelecimentos estão se preparando para atrair os consumidores e impulsionar as vendas. No entanto, para que o consumidor possa aproveitar a ocasião de forma segura e vantajosa, é necessário ter alguns cuidados e atenção, alerta o Procon de Indaial.
Entre as situações mais comuns que geram queixas do consumidor é a “maquiagem” dos preços, quando o estabelecimento aumenta o valor de um produto na véspera para depois oferecer o desconto.
Esta prática, segundo Bruno Mendes, responsável pelo Procon, induz o consumidor ao erro e caracteriza prática abusiva. “Trata-se de publicidade enganosa e vantagem excessiva. É evidente que tais ofertas atraem e seduzem os consumidores, que, incentivados pelas falsas promessas de desconto, acabam adquirindo. Essa prática, inclusive, prejudica lojas menores do comércio local, que agem dentro da legalidade”, comenta.
Nas compras fora do estabelecimento comercial, como pela internet, telefone ou catálogo, o Código de Defesa do Consumidor assegura um prazo de sete dias de arrependimento, a contar do recebimento do produto ou serviço, permitindo que o consumidor desista da compra ou contratação do serviço sem justificativa. Caso esse direito seja pleiteado, o consumidor tem direito ao reembolso dos valores pagos, incluindo eventual frete, devidamente corrigidos monetariamente.
Ainda com o objetivo de orientar o consumidor durante a Black Friday, o Procon de Indaial dá cinco dicas para aproveitar o período de compras com mais segurança:
Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode entrar em contato com o Procon por meio dos telefones (47) 3306-5524/5525 ou comparecer na sede para atendimento.
O órgão atende de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e está localizado na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 675, bairro Tapajós, na praça do Cidadão.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro