Close Menu

Busque por Palavra Chave

Transparência Criciúma

Congresso estadual

Unochapecó sedia debate sobre atores globais e paradigmas de paz

Por: LÊ NOTÍCIAS
02/10/2017 17:43 - Atualizado em 02/10/2017 17:48
O evento inicia às 19h, no plenário do bloco R da Unochapecó (Foto: Assessoria Unochapecó) O evento inicia às 19h, no plenário do bloco R da Unochapecó (Foto: Assessoria Unochapecó)

Em um momento tão delicado no mundo, com ameaças e ataques entre nações diferentes, discutir temas como relações internacionais e paradigmas de paz são muito importantes. Estes são justamente os assuntos que norteiam o II Congresso Relações Internacionais, Direito e Poder. Neste ano, o evento aborda os 'Atores Globais e a Construção do Paradigma da Paz', e acontece entre os dias 3 e 5 de outubro, na Unochapecó. O congresso é promovido pelo Grupo de Pesquisa Relações Internacionais, Direito e Poder da Universidade, em parceria com os cursos de pós-graduação e mestrado em Direito.

Na oportunidade, serão realizadas conferências, mesas-redondas e sessões de apresentação de trabalhos. O evento conta com a participação de diversas instituições de ensino e pesquisa nacionais e estrangeiras, que buscam fomentar a produção científica qualificada. O resultado dos debates gerados no congresso será publicado em um livro digital.

Segundo um dos participantes do Grupo de Pesquisa da Universidade, Eduardo Baldissera Carvalho Salles, por conta dos pesquisadores estarem inseridos no ambiente que estudam, desenvolver pensamento crítico e teorias sobre o mundo que vivemos são atividades complexas que necessitam de aprofundamento teórico pela academia. "Contar com diferentes olhares sobre o mesma tema enriquece as conclusões e faz com que as pesquisas que são desenvolvidas nas instituições participantes avancem em pontos ainda não estudados da sociedade internacional", explica.

As instituições envolvidas são: a anfitriã do evento, Unochapecó, Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Atividades

A palestra de abertura acontece amanhã, (03/10), no plenário do bloco R, a partir das 19h. Ela será ministrada pela professora Odete Maria de Oliveira. Na mesma noite, acontece a conferência intitulada 'Uma introdução aos escritos sobre a paz de Norberto Bobbio', mediada pelo professor da Unesp, Rafael Salatini de Almeida. Outra conferência está programada. Esta é com o professor da Unijuí, Gilmar Antônio Bedin, sobre 'Estado de Direito e Relações Internacionais: É Possível o Direito Substituir o Poder na Sociedade Internacional?'. A programação completa pode ser encontrada no site do evento.


Outras Notícias
Transparência Criciúma 2
Anúncio Radial 2
Palhoça Parques
Rech Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro