Da pesquisa em sala de aula ao produto final para a comunidade. O trabalho desenvolvido pelos alunos do 6º e 7º anos do Colégio Geração Celer, de Xaxim, vale mais do que uma simples nota no currículo escolar. A iniciativa para enriquecer a Feira do Conhecimento, que pelo quarto ano movimenta a instituição de ensino com atividades expostas e apresentadas ao público pelos estudantes, sairá do ambiente regado a lousas e carteiras para compor as prateleiras das livrarias. O livro “Aprender a Aprender”, resultado de um projeto coordenado pelos professores Rudinei Frese e Anderson Luiz Tedesco, é considerado ousado e inovador na região, pois trata-se de artigos, assim como na graduação, mas publicados por alunos do Ensino Fundamental. Para financiar a impressão da obra, que já está pronta e será lançada na edição desde ano da Feira, em 24 de outubro, um almoço foi promovido por familiares e professores no último sábado (24) e reuniu cerca de 400 pessoas no Centro Comunitário do Bairro Alvorada.
O cardápio à base de macarrão, frango assado, pão e saladas deu mais sabor ao projeto. A ideia inicial era disponibilizar 350 ingressos, mas devido à alta procura aumentou para 400. De acordo com a diretora administrativa do Geração Celer, Monique Villa Real Orso, além de arrecadar fundos para o lançamento do livro, o encontro foi fundamental para reunir as famílias. “Ficamos muito satisfeitos, pois conseguimos o resultado além do esperado. Todos os pais, alunos e comunidade em geral participaram dessa confraternização e a gente agradece muito, em especial aos pais que trabalharam bastante dos últimos dias para que esse evento fosse um sucesso. Destaco também o agradecimento aos professores que trabalharam assiduamente na orientação aos estudantes durante o processo de pesquisa e elaboração do livro.”
A Feira do Conhecimento é promovida anualmente para incentivar a leitura, a escrita e pesquisa por parte dos alunos de todas as turmas. Coordenador responsável por esse projeto, Rudinei acredita que o grupo deu um passo mais ousado ao publicar os trabalhos e espera que o projeto se perpetue também para as demais turmas nos próximos anos. “A minha avaliação dos alunos na atividade é extremamente positiva, tendo em vista que eles escolheram os temas das pesquisas, elaboraram os artigos e organizaram a apresentação de maneira responsável e comprometida. Também, como eles foram em busca de recursos, dá pra ver na expressão facial deles, no olhar de satisfação, e perceber que é algo que eles estão fazendo por eles mesmos e que o resultado é fruto do esforço de todos”, destacou.
Rua São João, 72-D, Centro
AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro