Close Menu

Busque por Palavra Chave

Santa Catarina poderá ter Programa de Esporte na Melhor Idade

Giovanni Kalabaide/Agência AL Deputado Neodi Saretta se destaca ao seu projeto de lei aprovado, enfatizando a importância de promover saúde e bem-estar para idosos por meio de atividades físicas e culturais Deputado Neodi Saretta se destaca ao seu projeto de lei aprovado, enfatizando a importância de promover saúde e bem-estar para idosos por meio de atividades físicas e culturais

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei do deputado Neodi Saretta que estabelece, em Santa Catarina, o Programa Esporte na Melhor Idade.

A iniciativa visa promover atividades socioculturais e fornecer orientações sobre saúde e bem-estar para pessoas da terceira idade, por meio de práticas físico-ocupacionais.

Saretta destacou que os governos devem se preocupar com ações que proporcionem acesso do idoso às modalidades desportivas. “Cada vez mais, o Brasil apresenta um aumento no número de pessoas idosas e uma diminuição no nascimento de crianças. Aspectos como acessibilidade, ações de saúde e incentivo ao esporte precisam ser levados a diante pelo poder público.”

O deputado, que também preside a Comissão de Saúde, destaca os benefícios da prática de atividades físicas para a saúde física e mental em todas as idades, enfatizando sua importância particular para a terceira idade.

O deputado ressalta que o esporte não apenas mantém o cérebro ativo e previne doenças, mas também é uma ferramenta eficaz no combate à depressão e ansiedade, problemas frequentes nesta fase da vida.

“A inclusão de idosos no esporte vai além da questão de saúde, assumindo um caráter social. A prática de atividades físicas em grupo favorece a integração e a inclusão social dos idosos, proporcionando momentos de convivência e socialização essenciais para o seu bem-estar”, comentou o deputado.

Conforme a proposta, que agora segue para sanção do Governador, poderá ser implementada em diversos espaços, como prédios públicos, praças, parques, escolas e áreas de lazer, desde que sejam compatíveis e seguros para a atividade física.

Além disso, o Estado terá a possibilidade de estabelecer convênios e parcerias com universidades, escolas, academias e estabelecimentos voltados para a prática de exercícios físicos para pessoas com 60 anos ou mais.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro