Close Menu

Busque por Palavra Chave

Alesc reconhece importância do escotismo em Santa Catarina

Por: LÊ NOTÍCIAS
30/11/2023 11:26 - Atualizado em 30/11/2023 11:26
Valentina Arend Rech e Arthur Varnier Frese Assembleia Legislativa de SC reconheceu escoteiros em evento histórico, com destaque para o apoio do presidente Mauro De Nadal e expressões de apoio de autoridades locais, marcando os 110 anos em SC Assembleia Legislativa de SC reconheceu escoteiros em evento histórico, com destaque para o apoio do presidente Mauro De Nadal e expressões de apoio de autoridades locais, marcando os 110 anos em SC

Um momento ímpar para os escoteiros de Santa Catarina ocorreu no sábado (25), durante a entrega oficial do Campo Escoteiro Padre Edgard (CEPE), localizado em Xaxim, às atividades da instituição e da comunidade. Trata-se do reconhecimento da instituição escoteira por parte da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na presença do deputado e presidente da Casa, Mauro De Nadal. A manhã ensolarada fez par a natureza exuberante e as lindas instalações do CEPE que abrigaram autoridades escoteiras, civis constituídas e representantes de 24 grupos de Santa Catarina e Paraná, num evento histórico e emocionante.

O público testemunhou momentos que elevam muito a importância do escotismo, a exemplo do reconhecimento do legislativo catarinense, bem como do executivo e do legislativo municipais. O vínculo e o comprometimento mútuo entre as instituições foi simbolizado por meio da entrega dos lenços escoteiros às autoridades públicas, demonstrando senso de pertencimento e apoio à causa escoteira.

“Eu fui escoteiro em Cunha Porã, grupo que defendo e ajudo até hoje, pois o que aprendi naquela época, jamais esquecerei e ajudou a moldar quem sou. Tenho orgulho de falar que fui membro da fraternidade escoteira e estar aqui, em Xaxim, com tantas autoridades reunidas, num momento tão importante quanto este, é fazer parte da história da instituição que muito contribui com a formação de valores por meio da educação complementar de crianças e jovens do nosso Estado. Neste momento que também celebra os 110 Anos de Escotismo de Santa Catarina, parabenizo a todos, especialmente os voluntários que atuam incansavelmente para fazer um mundo melhor e uma sociedade mais justa”, resumiu o deputado, Mauro de Nadal.

O vice-prefeito de Xaxim, Ideraldo Sorgatto e o presidente da Câmara de Vereadores do município, Mateus Dall Riva, também prestigiaram o evento. Ambos firmaram seu apoio ao escotismo e receberam o lenço escoteiro. “Tenho muito orgulho da obra que os escoteiros de Santa Catarina construíram aqui em Xaxim e feliz por ser um xaxinense, o Rudinei Frese, que está na coordenação desse Campo Escoteiro e que juntamente com outros voluntários tornaram um sonho realidade. O executivo municipal continua sendo parceiro e quem sabe aqui, construiremos um Parque de Aventuras para atender a todo o Estado. Obrigado Escoteiros de Santa Catarina e obrigado ao grupo local por valorizar ainda mais nosso município”, destacou o representante da administração municipal.

Devido à importância do ato para os escoteiros do Brasil, o evento teve o prestígio da presidente do Conselho de Administração Nacional (CAN), Daniela de Oliveira Rodrigues Gomes, do presidente dos Escoteiros do Brasil, Ivan Alves do Nascimento, do diretor Nacional, Celso Thadeu Carneiro de Menezes (presidente estadual quando CEPE foi passado aos Escoteiros de SC).O evento reservou entrega de certificados na área de formação de adultos, homenagens aos voluntários com vínculo direto com o Campo Escoteiro e entrega de medalha de gratidão grau “Ouro”, com emocionante homenagem ao coordenador do CEPE, Rudinei Frese.

O presidente dos Escoteiros de Santa Catarina, Narcizo Saffério Giraldi, incansável trabalhador pela causa escoteira, disse que o momento foi um dos mais importantes. “O que estamos vivendo hoje, a entrega oficial do CEPE, é resultado de muito esforço e trabalho. Agradeço ao coordenador, Rudinei, aos diretores, Frederico e José Carlos, e demais diretores, à coordenadora dos Mutirões deste local, Sônia Mara, e a todos os grupos escoteiros que ajudaram de alguma maneira para esse dia chegar. Estou emocionado, pois é a primeira vez, na história de Santa Catarina, que temos presidente da Alesc, representantes dos poderes públicos locais e a presença dos presidentes do CAN e da DEN no mesmo evento. O trabalho não para, mas com esses apoios e a força dos grupos escoteiros, sabemos que ainda teremos muitos momentos gloriosos. Esses feitos ficarão para sempre na memória dos escoteiros de Santa Catarina e do Brasil. Meu enorme agradecimento a todos”, disse o presidente, Giraldi.


Outras Notícias
Criciúma 2024
São José - Fevereiro
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro