Close Menu

Busque por Palavra Chave

BRDE concretiza parcerias com foco no desenvolvimento sustentável durante COP28

Por: LÊ NOTÍCIAS
01/12/2023 13:25 - Atualizado em 01/12/2023 13:32
BRDE BRDE, presidido por João Paulo Kleinübing, assinou o Protocolo de Intenções Floresta Viva na COP28, contribuindo para a restauração ecológica no Brasil BRDE, presidido por João Paulo Kleinübing, assinou o Protocolo de Intenções Floresta Viva na COP28, contribuindo para a restauração ecológica no Brasil

A Conferência das Partes (COP28) promovida pela Organização das Nações Unidas reúne nos próximos dias representantes de instituições de todo o mundo, governos e membros da sociedade civil, com o objetivo de discutir e organizar as iniciativas sobre os impactos das mudanças climáticas. O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) participa da edição deste ano, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde realiza adesão a compromissos e programas nacionais e internacionais durante o evento.

Nesta sexta-feira (1º), representado pelo presidente João Paulo Kleinübing, o BRDE assinou o Protocolo de Intenções Floresta Viva - uma iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) voltada para a restauração ecológica de biomas brasileiros com foco na formação de corredores ecológicos e recuperação de bacias hidrográficas. “A adesão do BRDE ao Floresta Viva constitui-se num instrumento de fomento de ações de restauração ecológica, contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a mitigação das mudanças climáticas. Este matchfunding permite que recursos do BNDES e do BRDE possam ser somados a recursos privados para intervenções de recuperação ambiental. Além disso, a participação em iniciativas como essa reforça a nossa atuação para promover a sustentabilidade nas operações realizadas”, menciona Kleinübing.

A adesão do BRDE ao Floresta Viva integra uma série de ações de atendimento ao Programa de Recuperação Ambiental Rural, do Governo de Santa Catarina, com foco na diminuição da perda de qualidade ambiental das propriedades rurais catarinenses. A meta do Programa é regularizar ambientalmente 100% das pequenas propriedades rurais catarinenses nos próximos quatro anos.

AGENDA SUSTENTÁVEL

A participação do BRDE na COP28 segue durante os próximos dias e inclui reuniões com órgãos e instituições financeiras como Banco Europeu de Investimento (BEI), KfW (Banco da Alemanha), Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB), JICA - Agência do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA). A agenda contará com a cerimônia de assinatura de adesão do BRDE aos Princípios para Responsabilidade Bancária do Programa de Meio Ambiente da ONU - UNEP FI.

REPRESENTATIVIDADE INTERNACIONAL

O presidente do BRDE participa acompanhado de outras lideranças internacionais do painel “Ação climática e mobilização do setor privado por meio das empresas públicas”, organizado pela Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA) do Grupo Banco Mundial (GBM).

Na sequência representa o banco no painel sobre o “Papel dos estados brasileiros para o alcance das metas climáticas globais”. A organização é da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA) e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

FLORESTA VIVA

Trata-se de uma estrutura de junção de recursos do Fundo Socioambiental do BNDES com os de empresas apoiadoras com o intuito de executar projetos de restauração ecológica: formação de corredores ecológicos e recuperação de bacias hidrográficas, de áreas em todo o território nacional. A meta de investimento é de R$ 500 milhões ao longo de sete anos, com até 50% de recursos do BNDES.


Outras Notícias
Criciúma 2024
São José - Fevereiro
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro