Close Menu

Busque por Palavra Chave

Plano do Ecossistema de Inovação é apresentado em Criciúma

Prefeitura de Criciúma Foram definidos cinco eixos principais com foco na criação de um ambiente de negócios que estimule inovação colaborativa Foram definidos cinco eixos principais com foco na criação de um ambiente de negócios que estimule inovação colaborativa

Após meses de trabalho intenso, Criciúma conheceu o Plano do Ecossistema de Inovação, apresentado na noite de quarta-feira (29), na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). A iniciativa, idealizada pela Administração Municipal, por meio do Conselho Municipal de Inovação (CMI), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), promete organizar o avanço da inovação, empreendedorismo e crescimento econômico sustentável em diferentes setores da região Sul de Santa Catarina.

O plano estabelece estratégias ambiciosas que promovam mais eficiência na competitividade local, enquanto cria bases sólidas para a sustentabilidade econômica. “Este é um passo crucial para posicionar Criciúma e a nossa região no mapa da inovação, atraindo e mantendo talentos e investimentos que vão impulsionar a nossa economia”, afirmou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. O evento de apresentação e entrega do “Plano do Ecossistema de Inovação de Criciúma” reuniu empresários e representantes de instituições públicas e privadas.

Dentre as principais áreas de foco delineadas, destacam-se o apoio às startups e pequenas empresas, a criação de ambientes propícios à inovação, bem como a promoção de parcerias entre o setor privado, órgãos governamentais e instituições educacionais. “A intenção é criar um ecossistema, no qual a colaboração e a troca de conhecimentos promovam o desenvolvimento”, explicou o diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Criciúma, Aldinei Potelecki.

A Acic participou ativamente dessa iniciativa estando presente nos quatro workshops destinados à identificação das principais verticais e segmentos econômicos. “Realizamos um movimento junto aos empresários para que participassem de todo esse processo trazendo suas experiências e conhecimentos. O resultado é fruto de uma construção coletiva”, enfatizou o presidente da ACIC, Valcir Zanette.

O CMI desempenhará um papel vital na implementação e acompanhamento das ações propostas pelo plano. “Ao mapear o ecossistema local de inovação, engajamos empresários, universidades, entidades e startups. Trabalhamos lado a lado para identificar os setores estratégicos, os pontos fracos e fortes, e definir os cinco eixos verticais que compreendem desde a estrutura de governança até a inovação aberta, promovendo a colaboração entre empresas já consolidadas e startups”, ressaltou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho.

Os cinco principais eixos são: Economia Criativa, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Química e Materiais, Indústria 4.0 e Sustentabilidade, com destaque para o fomento da economia criativa. O Sebrae/SC, como parceiro estratégico, contribuirá no suporte a micro e pequenas empresas, oferecendo capacitação e recursos para fortalecer o tecido empreendedor da região Sul de Santa Catarina. A expectativa é que a parceria resulte na expansão de negócios locais e na geração de novas oportunidades de emprego aos munícipes.

Para o analista de projetos do Sebrae/SC, João Alexandre Guze, o objetivo é acelerar e aprofundar o desenvolvimento da inovação buscando resultados tangíveis e uma estrutura mínima que permita às empresas locais utilizarem a inovação gerada na região carbonífera. “Queremos, assim, criar um ambiente favorável que mantenha talentos em nossa região e evite que percamos para outros ecossistemas mais desenvolvidos”, frisou.

QUATRO MESES DE TRABALHO INTENSO

O “Plano do Ecossistema de Inovação de Criciúma” é o resultado de um processo de quatro meses de trabalho que envolveu pesquisa, consultas e colaborações multi-institucional. “Workshops foram realizados para envolver representantes de setores-chave da comunidade, desde empreendedores locais até acadêmicos e líderes de organizações”, complementou Guze.

Ele ressalta, ainda, que a entrega do plano não apenas comemora um marco significativo na trajetória de Criciúma, mas também sinaliza um compromisso duradouro com a inovação, a colaboração e o desenvolvimento sustentável. “Com uma visão clara delineada no Plano do Ecossistema de Inovação, Criciúma está preparada para enfrentar os desafios do futuro e transformá-los em oportunidades para todos”, finalizou Guze.


Outras Notícias
Semasa Itajaí
São José - Maio
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro