Lê Notícias - Região - Defesa Civil alerta para ventos acima de...
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Defesa Civil alerta para ventos acima de 80 km/h, raios e chuva intensa no Oeste

Por: LÊ NOTÍCIAS
06/10/2017 09:29 - Atualizado em 06/10/2017 09:32
Imagem do Radar Meteorológico de Chapecó mostra a frente fria chegando no Oeste de Santa Catarina (Foto: Reprodução) Imagem do Radar Meteorológico de Chapecó mostra a frente fria chegando no Oeste de Santa Catarina (Foto: Reprodução)

Os meteorologistas da Epagri/Ciram, Laura Rodrigues, Erikson de Oliveira e Marcelo Martins, emitiram um alerta, através da Defesa Civil, para temporais localizados no Oeste, com possibilidade de chuva intensa, raios, rajadas fortes de vento e granizo, principalmente entre a tarde e a noite desta sexta-feira (06). Segundo informações do Radar do Oeste, chuva inicia agora durante o período da manhã, devido a passagem de uma frente fria com elevados índices de umidade.

Há previsão para pancadas de chuva com descarga elétrica, além do alto risco de temporais localizados com granizo e fortes rajadas de vento (acima de 80 km/h). Também há condição favorável para um acumulado elevado de chuva no período, com pontuais de até 80mm em localidades isoladas.

Recomendações da Defesa Civil:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.


Outras Notícias
Governo de SC
Prefeitura de Chapecó
Semasa Itajaí
PALHOÇA
Unochapecó
Prefeitura Floripa Junho
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro