Lê Notícias - Polícia - Polícia Civil realiza fiscalização em acampamento em Xanxerê
Close Menu

Busque por Palavra Chave

Sebrae

Polícia Civil realiza fiscalização em acampamento em Xanxerê

Polícia Civil de Xanxerê Fiscalização conjunta em Xanxerê identificou irregularidades sanitárias e ambientais, resultando em notificações, multas e investigação de crime ambiental em acampamento agropecuário Fiscalização conjunta em Xanxerê identificou irregularidades sanitárias e ambientais, resultando em notificações, multas e investigação de crime ambiental em acampamento agropecuário

Na quinta-feira (07), a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por meio do Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (Caoagro/PCSC), juntamente com a Cidasc de Xanxerê e a Polícia Militar Ambiental de Chapecó, realizou uma fiscalização sanitária, no acampamento Marcelino Chiarello, em Xanxerê.

A ação foi motivada por denúncias de negligência ao bem-estar animal, contaminação de recursos hídricos pela criação de suínos e introdução de rebanhos em propriedades vizinhas.

No local, os profissionais vistoriaram aproximadamente 39 bovinos, 90 suínos, 32 caprinos e algumas aves, identificando diversas incompatibilidades sanitárias: ausência de brinco de identificação e comprovação de origem; divergência da quantidade de animais com o cadastro; trânsito irregular de animais entre as propriedades (ausência de GTA); e superlotação de animais considerando o tamanho da propriedade.

Alguns desses animais foram encontrados em lavouras vizinhas, ao passo que outros estavam soltos nas estradas rurais.

Foi constatada também a prática de crime ambiental. Flagrou-se a criação de suínos (soltos, amarrados e em chiqueiros) ao lado de córrego, desrespeitando área de preservação permanente e com alto risco de poluição do recurso hídrico.

Os proprietários foram notificados administrativamente por infração às normas sanitárias e, além da aplicação de multas, será instaurado procedimento policial para apurar a prática de crime ambiental.

Santa Catarina é certificado pela Organização Mundial de Saúde Animal como estado livre de febre aftosa, sem vacinação. Aliás, por meio dessas fiscalizações está sendo possível impedir a propagação da peste suína clássica e da peste suína africana no Estado.

A união de esforços entre a Polícia Civil, PMA e Cidasc tem por objetivo ampliar as ações de defesa agropecuária no Estado, bem como evitar a ocorrência de crimes patrimoniais contra o agronegócio.



Outras Notícias
Semasa Itajaí
Alesc - Maio
São José - Fevereiro - 2
Unochapecó
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro