Close Menu

Busque por Palavra Chave

Dr. Vicente Caropreso pressiona por vacina contra dengue na rede pública

Agência AL Deputado Dr. Vicente Caropreso destaca consulta pública do Ministério da Saúde sobre a vacina contra dengue no SUS, enfatizando a urgência diante do aumento de casos em Santa Catarina Deputado Dr. Vicente Caropreso destaca consulta pública do Ministério da Saúde sobre a vacina contra dengue no SUS, enfatizando a urgência diante do aumento de casos em Santa Catarina

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) destaca que o Ministério da Saúde abriu processo de consulta pública sobre a proposta de incorporação da vacina contra a dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS).

No mês de setembro, o parlamentar apresentou e o Plenário da Assembleia Legislativa aprovou uma moção, solicitando que o Governo Federal disponibilize o imunizante japonês Qdenga na rede pública de Saúde.

Conforme o deputado, Santa Catarina, assim como vários outros estados do país, vive uma infestação do mosquito Aedes aegyptii, tramissor da Dengue, Zika e Chikungunya, e a situação deve piorar devido às chuvas e calor acima da média.

“Se há vacina, ela deve estar disponível para a população, para quem quiser se proteger. Já são mais de 118 mil casos de dengue registrados esse ano em Santa Catarina, 42% a mais que em 2022, e 98 mortes devido à doença. No Brasil, já houve mais de 1,6 milhão de casos de dengue, que resultaram em mais de mil vidas perdidas”, aponta o parlamentar, que é médico e vice-presidente da Comissão de Saúde da Alesc.

O imunizante contra a dengue já foi aprovado pela Anvisa e está disponível na rede privada. Porém, o alto custo é um obstáculo para o acesso do público em geral. Em média, cada dose está sendo comercializada em torno de R$ 400. Como o esquema de vacinação envolve duas doses, no intervalo de três meses, o custo por pessoa chega a R$ 800.

“É importante que as pessoas acessem o site do Ministério da Saúde e se manifestem sobre a inclusão da vacina contra a dengue na rede pública. É uma forma de pressionar o governo a disponibilizar o imunizante para a população.”


Outras Notícias
Semasa Itajaí
São José - Maio
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro